You are currently viewing A Curiosidade tá ON –   Conhecendo os países africanos – Saara Ocidental.

A Curiosidade tá ON –   Conhecendo os países africanos – Saara Ocidental.

O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.

Conhecendo os países africanos – Saara Ocidental.

Canal Conexão Escola – A Curiosidade tá On – “Conhecendo os países Africanos – Saara Ocidental”. Disponível em: https://youtu.be/J7j752dYlYI?feature=shared

PROPOSTA DE ATIVIDADE

Conhecendo os países africanos – Saara Ocidental.

O Saara Ocidental abrange um território predominantemente desértico e se localiza ao norte do continente africano, o país é banhado pelo Oceano Atlântico e faz fronteira com Marrocos, Argélia e Mauritânia.

Após conquistar a sua independência da Espanha, a República Saaraui foi fundada em 1975. No entanto, com a expulsão dos espanhóis, o povo Saaraui passou a se rebelar contra a invasão do Marrocos, que procurava expandir o seu território, pois essa região dos Saarauis é rica em minérios como o fosfato e o ferro.

O povo saaraui apresenta uma população de aproximadamente 600 mil habitantes, com 260 mil nos acampamentos de refugiados na Argélia, outros 200 mil no território liberado e cerca de 100 mil no exílio.

Atualmente o Saara Ocidental está em Guerra contra o Marrocos, e busca finalizar os conflitos a partir de colaboração de agentes internacionais.

Caso você tenha interesse em entender um pouco mais sobre o Saara Ocidental, acessem as redes sociais do nosso amigo Kinibismael no canal do YouTube África do jeito que nunca viu @africajnviu.

Disponível em: https://www.canva.com/photos/MADCB4Zaf0k/ > acesso em 13/09/2023

Passo a passo da atividade

Passo 1 – Faça uma pesquisa e um texto correlacionando a independência da Saara Ocidental com a Independência do Brasil.

Passo 2 – Pesquise sobre como foi a independência do Brasil e como foi no Saara Ocidental, após a sua pesquisa, leitura e anotações, faça um texto correlacionando a independência da Saara Ocidental com a Independência do Brasil.

Passo 3 – Aponte similaridades e diferenças, os agentes que influenciaram essas independências, e descreva como esses dois países são hoje a partir dos aspectos econômicos, culturais, políticos e sociais.

Habilidades:Componente: Geografia

(EF08GE08-B) Analisar as mudanças geopolíticas ocorridas na África e na América a partir do pós-guerra.
(EF08GE20-A) Compreender as diversas identidades do continente americano e africano e as interculturalidades originadas pelo processo histórico de ocupação.
(EF08GE20-B) Analisar características de países e grupos de países da América e da África no que se refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos. Discutir as desigualdades sociais e econômicas, bem como as pressões sobre a natureza e suas riquezas, sua apropriação e valoração na produção e circulação

Componente: Língua Portuguesa

(EF69LP35-B) Produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como verbete de enciclopédia, verbete de enciclopédia digital colaborativa e relatório