You are currently viewing A Curiosidade tá ON –   Conhecendo os países africanos: Angola.

A Curiosidade tá ON –   Conhecendo os países africanos: Angola.

O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.

Conhecendo os países africanos: Angola.

Canal Conexão Escola – A Curiosidade tá ON – “Conhecendo os Países Africanos: Angola”. Disponível em: https://youtu.be/6ok9OEgVEJ0?feature=shared

PROPOSTA DE ATIVIDADE

Conhecendo os países africanos: Angola.

Angola é um país localizado no sudoeste da África, na costa do Oceano Atlântico.

A história de Angola é marcada por séculos de colonização portuguesa, seguida por uma longa guerra de independência que durou de 1961 a 1975.

Passou ainda por uma guerra civil devastadora que durou até 2002. Desde então, o país tem trabalhado para se reconstruir e se desenvolver.

Disponível em: https://br.freepik.com/fotos-gratis/bandeira-de-angola_1178774.htm#query=bandeira%20da%20Angola&position=2&from_view=search&track=ais > acesso em 25/08/2023

Passo a passo da atividade

Passo 1 – Vocês sabiam que a língua portuguesa é uma das línguas mais faladas do mundo, com cerca de 280 milhões de falantes nativos espalhados por diferentes paíse? Além de ser o idioma oficial de Portugal, Brasil, Angola, entre outros países da África e Ásia.

Passo 2 – Que tal construirmos um pequeno dicionário mostrando as diferenças de significados de palavras entre a língua portuguesa falada aqui no Brasil e a falada em Portugal? Por exemplo, Cueca aqui no Brasil é uma roupa íntima masculina, mas em Portugal é a roupa íntima feminina. Passadeira para nós brasileiros é a pessoa que passa roupas, já para os portugueses é a faixa de pedestres. Quanta diferença não é mesmo?

Passo 3 – Agora, cada aluno fará  uma pesquisa de pelo menos 10 verbetes; não se esqueça que os verbetes são palavras com seus significados, como o que encontramos em dicionários. Anote o verbete e o seu significado brasileiro e português.

Passo 4 – Depois juntem todas as pesquisas da turma e montem seus dicionários para apresentar à escola.

Habilidades:Componente: Geografia

(EF08GE08-B) Analisar as mudanças geopolíticas ocorridas na África e na América a partir do pós-guerra.
(EF08GE20-A) Compreender as diversas identidades do continente americano e africano e as interculturalidades originadas pelo processo histórico de ocupação.
(EF08GE20-B) Analisar características de países e grupos de países da América e da África no que se refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos. Discutir as desigualdades sociais e econômicas, bem como as pressões sobre a natureza e suas riquezas, sua apropriação e valoração na produção e circulação

Componente: Língua Portuguesa

(EF69LP35-B) Produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como verbete de enciclopédia, verbete de enciclopédia digital colaborativa e relatório.