You are currently viewing A CURIOSIDADE TÁ ON: Conhecendo Berlim

A CURIOSIDADE TÁ ON: Conhecendo Berlim

O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.

Conhecendo Berlim

Canal Conexão Escola – A Curiosidade tá On – “Conhecendo Berlim”. Disponível em: https://youtu.be/nfeHCJ8BJOo

PROPOSTA DE ATIVIDADE

Conhecendo Berlim

A Alemanha está localizada no centro da Europa, fazendo fronteiras com Dinamarca, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, França, Suíça, Áustria, República Tcheca e Polônia.

Como a maior economia da Europa, a Alemanha é um membro-chave das organizações econômicas, políticas e de defesa do continente.

A Alemanha entrou em duas devastadoras guerras mundiais na primeira metade do século XX que deixaram o país ocupado pelas vitoriosas forças dos Aliados (Estados Unidos, Reino Unido, França e União Soviética) em 1945.

Com o advento da Guerra Fria, o país se viu dividido: a República Federal Alemã da Alemanha (RFA) e a República Democrática Alemã Oriental (RDA).

A RFA democrática incorporou-se nas principais organizações econômicas e de seguranças ocidentais, enquanto a RDA comunista estava na linha de frente do Pacto de Varsóvia, liderado pelos soviéticos.

O declínio da União Soviética e o fim da Guerra Fria permitiram a reunificação alemã em 1990. Desde então, a Alemanha gastou fundos consideráveis para elevar a produtividade e os salários orientais aos padrões ocidentais.

Em janeiro de 1999, a Alemanha e outros dez países da União Europeia introduziram uma moeda de troca europeia comum, o euro. Berlim é um importante centro urbano do continente europeu, é também a capital da Alemanha. A cidade de Berlim é a mais populosa da Alemanha e da União Europeia e tem uma população aproximada de 3,7 milhões de habitantes.

Disponível em: https://br.freepik.com/fotos-gratis/bandeiras-de-alemanha_1017641.htm#query=Alemanha&position=19&from_view=search&track=sphGermany > acesso em 15/05/2023.

Passo a passo da atividade

Passo 1 – Após verem o vídeo sobre o tour em Berlim, pensem em algumas coisas que vocês observaram, sobre as características da cidade de Berlim.

Passo 2 – Observem com mais atenção como são as ruas, prédios, carros, calçadas e pedestres.

Passo 3 – Vá até as ruas próximas da sua casa, e observe as mesmas características que observou em Berlim.

Passo 4 – Compare as duas informações e escreva um texto comparativo explicando as diferenças que você percebeu entre as ruas de Berlim e as ruas próximas da sua casa.

Passo 5 – Após a finalização do texto busquem imagens das ruas de Berlim e das ruas que você visitou para ilustrar o seu texto.

Habilidades:Componente: História

(GO-EF07HI17-A) Compreender que a modernidade possui suas próprias estruturas, lógica, ciência, saberes, cultura, comércio, política, bem como que a Europa e os territórios ocupados sofreram transformações nos campos: econômico, social, político e cultural, por meio de rupturas e continuidades.
(EF09HI10) Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais e os conflitos vivenciados na Europa.

Componente: Geografia

(EF09GE08) Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades na Europa, na Ásia e na Oceania.