You are currently viewing A Curiosidade tá ON –   Conhecendo a cidade de Pirenópolis

A Curiosidade tá ON –   Conhecendo a cidade de Pirenópolis

O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.

Conhecendo a cidade de Pirenópolis

Canal Conexão Escola – A Curiosidade tá On – “Conhecendo a Cidade de Pirenópolis”. Disponível em: https://youtu.be/Wg-FfZIZia8?feature=shared

PROPOSTA DE ATIVIDADE

Imagem de acervo pessoal do Programa Conexão Escola – 2023

Passo a passo da atividade

Passo 1 – Faça um trabalho em grupo sobre as cavalhadas de Pirenópolis,  divida os estudantes em grupos de 3 a 5 pessoas e depois escolham um dos seguintes temas:

a) Origem histórica das Cavalhadas;

b) Personagens principais das Cavalhadas;

c) Trajes e adereços utilizados nas Cavalhadas;

d) Rituais e encenações durante as Cavalhadas;

e) Significado cultural e importância das Cavalhadas;

Passo 2 – Cada grupo buscará imagens, vídeos e textos sobre o seu tema escolhido.

Passo 3 – Após reunir esses materiais, cada grupo fará uma apresentação para os outros estudantes da sala.

Passo 4 – Compartilhe as informações coletadas por meio das redes sociais.

Habilidades:Componente: Geografia

(EF03GE03-B) Conhecer as festas tradicionais, culturais e religiosas do estado de Goiás.
(EF04GE11-C) Identificar os pontos turísticos do estado de Goiás e reconhecer sua importância para a economia local, para a cultura e para a qualidade de vida.

Componente: Arte

(GO-EF02AR13-B/C) Conhecer e vivenciar manifestações culturais do estado de Goiás, entendendo seu contexto histórico e social, identificando como a música se apresenta nesses eventos.