You are currently viewing A Curiosidade tá ON –    Conhecendo a África – União das Comores e Ilhas Maurício.

O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.

Conhecendo a África – União das Comores e Ilhas Maurício.

Canal Conexão Escola – A Curiosidade tá ON – “Conhecendo a África – União das Comores e Ilhas Maurício.”. Disponível em: https://youtu.be/v8QCJ_CyIq8?feature=shared

PROPOSTA DE ATIVIDADE

Conhecendo a África – União das Comores e Ilhas Maurício.

A União das Comores é um conjunto de ilhas localizadas ao largo da costa sudeste da África. Este país é composto por três ilhas principais – Grande Comore, Anjouan e Mohéli, juntamente com várias ilhotas menores.

As Ilhas Maurício também estão localizadas a leste da costa africana, o país é um paraíso tropical conhecido por suas praias deslumbrantes, águas cristalinas e uma fusão rica de culturas. Este arquipélago (que é um conjunto de ilhas) é um destino turístico de renome mundial.

E para entender um pouco mais sobre a União das Comores e Ilhas Maurício, acompanhem o Vídeo do nosso amigo Kinibismael do canal do YouTube África do jeito que nunca viu.

Imagem disponível em: https://www.canva.com/photos/MADE_34W0bU/ > Acesso em 08/01/2024.

Passo a passo da atividade

Passo 1 – Façam 6 grupos e criem uma rota de navegação ou rota aérea turística entre o Porto de Santos ou Aeroporto Santa Genoveva no Brasil até os países União das Comores e Ilhas Maurício.

Passo 2 – Acesse o site google maps e procure os dois países, agora faça uma rota que saia do Porto de Santos ou aeroporto Santa Genoveva, depois o grupo escolhe três pontos do continente africano para parar e aponte os principais pontos turísticos de cada um deles.

Passo 3 – Em seguida, continuem com destino às Ilhas Mauricio e Comores. Monte um cartaz, desenhe a rota e cite os locais de parada com as principais atrações turísticas, se possível com fotos. Tenho certeza que o trabalho ficará muito legal e deve ser exposto na parede da sala para que mais pessoas possam ver.

Habilidades:Componente: Geografia

(EF08GE08-B) Analisar as mudanças geopolíticas ocorridas na África e na América a partir do pós-guerra.
(EF08GE20-A) Compreender as diversas identidades do continente americano e africano e as interculturalidades originadas pelo processo histórico de ocupação.
(EF08GE20-B) Analisar características de países e grupos de países da América e da África no que se refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos. Discutir as desigualdades sociais e econômicas, bem como as pressões sobre a natureza e suas riquezas, sua apropriação e valoração na produção e circulação

Componente: Língua Portuguesa

(EF69LP35-B) Produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como verbete de enciclopédia, verbete de enciclopédia digital colaborativa e relatório.