You are currently viewing A CURIOSIDADE TÁ ON: As áreas verdes urbanas

A CURIOSIDADE TÁ ON: As áreas verdes urbanas

O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.

As áreas verdes urbanas

Conexão Escola – A Curiosidade tá On: “As Áreas Verdes Urbanas”. Disponível em: https://youtu.be/BWXFqNd9tL0

PROPOSTA DE ATIVIDADE

As áreas verdes urbanas

Os espaços verdes urbanos são considerados como um conjunto de áreas intra-urbanas que possuem cobertura vegetal, árvores (nativas e introduzidas), arbustos ou gramíneas, e que contribuem significativamente para a qualidade do meio ambiente e da vida urbana.

Esses espaços verdes ocorrem em diversos contextos: em domínios públicos; em áreas de preservação permanente; em canteiros centrais; em praças, parques, bosques e unidades de conservação urbana; em jardins institucionais e em terrenos públicos não edificados.

Alguns exemplos de espaços verdes urbanos em nossa cidade de Goiânia são: praças; parques da cidade; parques fluviais; parques de esportes; jardins botânicos; zoológicos; alguns tipos de cemitérios e trilhas de ligação entre espaços verdes.

Você sabia que Goiânia é uma das cidades mais arborizadas do Brasil?

Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAFgYUqs4Lo/a14w2MGCL-ex45ZZP9eELA/edit?utm_content=DAFgYUqs4Lo&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton > acesso em 18/04/2023

Passo a passo da atividade

Passo 1 – Faremos uma pesquisa de campo.

Passo 2 – Converse com os seus familiares e busquem um parque ou praça, para visitar, tirem bastante fotos.

Passo 3 – Após a visita, pesquise o nome do lugar, endereço e faça um levantamento histórico da criação desse parque ou praça: sugiro que pesquise o por quê do nome, quando foi criado, importância dele para a região.

Passo 4 – Na escola converse com os seus colegas e professores e compartilhem informações sobre os parques ou praças visitados, façam uma enquete sobre qual foi o melhor parque apresentado.

Passo 5 – Organizem uma visita ao parque vencedor.

HabilidadesComponente: Ciências da Natureza
Habilidades:
(EF09CI12-B/C) Identificar os diferentes tipos de áreas verdes (parques urbanos, unidades de conservação etc.), justificando a importância destas para a preservação da biodiversidade, dos ecossistemas, como patrimônio nacional e para as populações humanas e atividades a elas relacionadas.

Componente: Geografia
Habilidades:

(EF01GE03-C) Identificar, reconhecer e relatar semelhanças e diferenças de usos do espaço público, como praças e parques, para o lazer e para diferentes manifestações.

Componente: Arte
Habilidades:
(GO-EF03AR19-B) Criar e socializar cenas e esquetes teatrais, de forma individual e coletiva, partindo da improvisação, utilizando figurinos, maquiagem, adereços, cenário, objetos cênicos , ocupando diferentes espaços dentro da instituição escolar: palco, sala de aula, sala de leitura, quadra, corredores, pátio e no entorno dela: praças, calçadas, feiras, bosques, parques, espaços comunitários e espaços culturas.