You are currently viewing A CURIOSIDADE TÁ ON: A Segunda Guerra Mundial

A CURIOSIDADE TÁ ON: A Segunda Guerra Mundial

O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.

A Segunda Guerra Mundial

Canal Conexão Escola – A Curiosidade tá On – “A Segunda Guerra Mundial”. Disponível em: https://youtu.be/rAhsCYt43mY

PROPOSTA DE ATIVIDADE

A Segunda Guerra Mundial

Ao término da Primeira Guerra Mundial e a Crise de 1929, a Alemanha entrou em uma enorme crise econômica. Em 1933, o Partido Nazista, conhecido como Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (NSDAP), tomou o poder. A partir de então, deu-se início a uma série de medidas autoritárias com a justificativa de fazer com que o povo alemão fosse, supostamente, considerado um povo superior.

Adolf Hitler, na época, chanceler alemão, afirmava que a crise econômica do país era causada pelos comunistas, social-democratas, judeus, banqueiros, empresários e, também, países vizinhos que se empenhavam em impedir a Alemanha de se reerguer. Hitler apresentava uma narrativa populista, ele dizia o que o povo tinha interesse em ouvir e acusava qualquer um. Seu interesse era se manter no poder e no controle do povo.

A Segunda Guerra Mundial durou entre os anos de 1939 e 1945. Nesse período, a Alemanha nazista ampliou seu controle sobre a Europa, conquistando países, formando alianças com outros governos e criando Estados fantoches.

Em 1942, grande parte do continente europeu e algumas partes do norte da África eram controladas pela Alemanha. Durante a segunda guerra ocorreu o holocausto. Esse nome foi dado ao processo de perseguição e o assassinato em série de 6 milhões de judeus europeus pelo regime nazista alemão, seus aliados e colaboradores.

Durante a Segunda Guerra Mundial, os líderes nazistas levaram ao extremo o tratamento dado a 9 milhões de judeus europeus, promovendo perseguições e até o assassinato em massa. Os judeus eram colocados em campos de concentração – que eram centros de assassinato em massa, projetados para a execução do genocídio. Esse termo se refere à destruição total de um povo, no caso, os judeus, planejado pelos alemães.

A estimativa é de que 3.5 milhões de judeus foram assassinados nos seis campos de extermínio que foram criados. Judeus, ciganos e prisioneiros de guerra soviético também foram vitimados. Os nazistas perseguiram quaisquer grupos que identificavam como perigo ao povo alemão.

Faziam parte desse grupo: os políticos que faziam oposição; Testemunhas de Jeová; homens acusados de homossexualismo; aqueles que eram considerados desajustados sociais, acusados de serem criminosos profissionais ou habituais; afro-alemães; pessoas com deficiência, entre outros.

Alguns monumentos foram construídos em memória das vítimas da segunda guerra mundial em Berlim.

O regime nazista alemão não mediu esforços para exterminar todos os judeus europeus, no entanto, alguns sobreviveram ao Holocausto. Com o deslocamento das Forças Aliadas pela Europa, em uma série de ofensivas, elas promoviam a libertação dos judeus que se encontravam sob o controle nazista. Vários sobreviventes do Holocauto sofriam com ameaças continuamente, precisavam suportar o preconceito e hostilidade contra o povo judeu (antissemitismo), enquanto buscavam a reconstrução de suas vidas no pós-guerra.

Os campos de desalojados serviram de casa e abrigo para aqueles que não podiam ou tinham medo de retornarem às suas antigas casas antes da guerra. Alguns permaneceram por anos nesses campos aguardando seus processos de imigração ou até conseguirem reconstruir suas próprias vidas.

Disponível em: https://www.canva.com/design/DAFTjS2WQ6s/zHbmgQfqZ2Xf4DTW_eXNeA/edit?utm_content=DAFTjS2WQ6s&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton > acesso em 25/05/2023

Passo a passo da atividade

Passo 1 – Montem um memorial sobre a 2º guerra.

Passo 2 – Façam uma pesquisa de imagens da segunda guerra e do holocausto.

Passo 3 – Em seguida pesquisem e escrevam alguns dados e informações sobre essas ocorrências.

Passo 4 – Coloquem as imagens em um painel e produzam pequenos textos explicativos acerca de cada uma delas.

Passo 5 – Deixem o painel na parede externa da sala de aula, para ser apreciado por toda a escola.

Habilidades:Componente: História

(EF09HI10) Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais e os conflitos vivenciados na Europa.

Componente: Geografia

(EF09GE08) Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades na Europa, na Ásia e na Oceania.