You are currently viewing A Curiosidade tá ON –    A segregação racial na África do Sul.

A Curiosidade tá ON –    A segregação racial na África do Sul.

O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.

A segregação racial na África do Sul.

Canal Conexão Escola – A Curiosidade tá ON – “A Segregação Racial na África do Sul.“. Disponível em: https://youtu.be/UgIiaH-zdFQ?feature=shared

PROPOSTA DE ATIVIDADE

A segregação racial na África do Sul.

A África do Sul, ao longo de grande parte do século XX, foi marcada por um sistema brutal de segregação racial conhecido como apartheid.

Este regime, que teve início em 1948 e perdurou até 1994, deixou cicatrizes profundas na sociedade sul-africana. Antes do apartheid, a África do Sul já estava mergulhada em tensões raciais devido à colonização europeia. O domínio dos colonizadores brancos sobre a população negra estabeleceu as bases para a discriminação sistemática.

No entanto, foi com a ascensão do Partido Nacional ao poder em 1948 que o apartheid foi formalmente instituído como política oficial. O apartheid era baseado na ideia de que diferentes raças deveriam viver separadas, com direitos e privilégios drasticamente diferentes.

Leis foram promulgadas para impor a segregação em todas as áreas da vida, incluindo moradia, educação, saúde e emprego. Os negros foram confinados as áreas designadas como “bantustões”. O bantustão era um território segregado para negros na África do Sul, nesse território eles foram privados de muitos direitos básicos.

O impacto do apartheid foi devastador para a população negra, que enfrentou discriminação sistemática, pobreza e falta de oportunidades. A divisão racial criou uma sociedade profundamente dividida e alimentou o ódio e o ressentimento entre diferentes grupos étnicos.

Apesar das adversidades, a resistência contra o apartheid foi forte e persistente. Líderes como Nelson Mandela e organizações como o Congresso Nacional Africano (ANC) desempenharam papéis cruciais na luta pela igualdade.

A pressão internacional e a crescente resistência interna forçaram o governo a repensar suas políticas. As negociações entre representantes do governo e líderes da oposição, incluindo Nelson Mandela, resultaram no fim do apartheid.

As primeiras eleições democráticas multirraciais em 1994 marcaram o início de uma nova era na África do Sul.

E para entender um pouco mais sobre a segregação racial na África do Sul, acompanhem o Vídeo do nosso amigo Kinibismael do canal do YouTube África do jeito que nunca viu.

Imagem disponível em: https://www.canva.com/photos/MAEFiODOzqI/ > Acesso em 08/01/2024.

Passo a passo da atividade

Passo 1 – A proposta de hoje é uma atividade de debate sobre a temática do processo de segregação na região de Israel e Palestina. A questão entre Israel e Palestina é uma das controvérsias mais duradouras e complexas do cenário geopolítico contemporâneo. No cerne dessa disputa está não apenas um conflito territorial, mas também a segregação que permeia as relações entre os dois povos.

Passo 2 – A segregação entre Israel e Palestina é evidente na divisão territorial, com barreiras físicas como o Muro da Cisjordânia e postos de controle que restringem a movimentação dos palestinos. A construção de assentamentos judaicos em território palestino tem alimentado a tensão e dificultado a criação de um Estado palestino viável.

Agora, vocês irão fazer uma pesquisa sobre o assunto e desenvolverão um debate sobre a temática: Como solucionar os conflitos e a segregação na região de Israel e Palestina.

Passo 3 – Finalizando o debate, cada estudante fará um texto sobre a temática e o professor com a ajuda dos estudantes irão montar um painel com eles na parede da sala de aula.

Habilidades:Componente: Geografia

(EF08GE08-B) Analisar as mudanças geopolíticas ocorridas na África e na América a partir do pós-guerra.
(EF08GE20-A) Compreender as diversas identidades do continente americano e africano e as interculturalidades originadas pelo processo histórico de ocupação.
(EF08GE20-B) Analisar características de países e grupos de países da América e da África no que se refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos. Discutir as desigualdades sociais e econômicas, bem como as pressões sobre a natureza e suas riquezas, sua apropriação e valoração na produção e circulação

Componente: Língua Portuguesa

(EF69LP35-B) Produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como verbete de enciclopédia, verbete de enciclopédia digital colaborativa e relatório.