You are currently viewing A Curiosidade tá ON –    A Savana Africana

A Curiosidade tá ON –    A Savana Africana

O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.

A Savana Africana

Canal Conexão Escola – A Curiosidade tá ON – “A Savana Africana”. Disponível em: https://youtu.be/J0tXwF558DY?feature=shared

PROPOSTA DE ATIVIDADE

A Savana Africana

A savana africana é um dos ecossistemas mais distintos e impressionantes do mundo, caracterizado por vastas planícies pontilhadas de árvores esparsas, gramíneas altas e uma variedade incrível de vida selvagem.

Estendendo-se por cerca de cinco milhões de quilômetros quadrados, a savana é encontrada principalmente na África Subsaariana, abrangendo países como Quênia, Tanzânia, Uganda, Zâmbia, Zimbábue e África do Sul, entre outros.

A Savana é marcada por uma estação seca prolongada e uma estação chuvosa, resultando em paisagens que mudam drasticamente ao longo do ano.

Durante a estação seca, a vegetação pode parecer árida e as árvores perdem folhas, enquanto a estação chuvosa transforma a savana em um mar de verde exuberante.

A savana africana não é apenas um espetáculo de beleza natural, mas também desempenha um papel vital na regulação do clima global, na conservação da biodiversidade e no sustento de comunidades humanas e suas tradições.

No entanto, enfrenta ameaças crescentes, como a perda de habitat devido à expansão agrícola, a caça ilegal e as mudanças climáticas, o que torna a preservação desse ecossistema crucial para o futuro do planeta.

E para entender um pouco mais sobre os animais da Savana africana acompanhem o Vídeo do nosso amigo Kinibismael do canal do YouTube África do jeito que nunca viu.

Imagem disponível em: https://www.canva.com/photos/MAD1uHz6kTg/ > Acesso em 08/01/2024.

Passo a passo da atividade

Passo 1 – Faça uma pesquisa sobre os principais animais da savana africana, escreva um texto explicando as características físicas dos animais, como eles se alimentam, como eles vivem e como anda a preservação ambiental do seu habitat.

Passo 2 – Busquem imagens para ilustrar o seu texto.

Habilidades:Componente: Geografia

(EF08GE08-B) Analisar as mudanças geopolíticas ocorridas na África e na América a partir do pós-guerra.
(EF08GE20-A) Compreender as diversas identidades do continente americano e africano e as interculturalidades originadas pelo processo histórico de ocupação.
(EF08GE20-B) Analisar características de países e grupos de países da América e da África no que se refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos. Discutir as desigualdades sociais e econômicas, bem como as pressões sobre a natureza e suas riquezas, sua apropriação e valoração na produção e circulação

Componente: Língua Portuguesa

(EF69LP35-B) Produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como verbete de enciclopédia, verbete de enciclopédia digital colaborativa e relatório.