You are currently viewing A Curiosidade tá ON –     A Inconfidência Mineira e a Cultura da cidade de Ouro Preto.

O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.

A Inconfidência Mineira e a Cultura da cidade de Ouro Preto.

Canal Conexão Escola – A Curiosidade tá ON – “A Inconfidência Mineira e a Cultura da cidade de Ouro Preto”. Disponível em:: https://youtu.be/EgOSjlsUH-8?feature=shared

Você sabia?

Você sabia que a Arte Barroca no Brasil encontrou um de seus expoentes mais notáveis em Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho? Este extraordinário artista do século XVIII deixou um legado impressionante que até hoje encanta e intriga estudiosos e apreciadores da arte.

Aleijadinho enfrentou uma tragédia em sua vida, contraindo uma doença que o levou a perder parte de suas mãos e pés. Surpreendentemente, essa adversidade não o impediu de se tornar um mestre escultor. Utilizando talhadeiras amarradas às mãos e esculturas em pedra-sabão, ele criou algumas das obras mais emblemáticas da Arte Barroca brasileira.

Aleijadinho é conhecido principalmente por sua contribuição à ornamentação do Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, localizado em Congonhas, Minas Gerais. As esculturas dramáticas dos Doze Profetas, esculpidas por ele, são consideradas verdadeiras obras-primas, destacando-se pela expressividade e pela habilidade técnica ímpar.

Ao examinar de perto as esculturas de Aleijadinho, percebe-se a riqueza de detalhes impressionantes. Suas obras refletem não apenas habilidade técnica, mas também uma profunda compreensão da anatomia humana e uma habilidade única em transmitir emoções e sentimentos por meio das expressões faciais e posturas corporais das figuras esculpidas.

Imagem disponível: https://www.canva.com/photos/MAEJckmcj08/ > Acesso em 14/02/2024

PROPOSTA DE ATIVIDADE

Esta atividade tem como objetivo proporcionar aos alunos uma compreensão mais profunda da Arte Barroca, destacando a arquitetura barroca, a contribuição de Aleijadinho e sua biografia.

Observe as imagens a seguir:

Passo 1 – Inicialmente, divida a sala em grupos e atribua a cada grupo um tópico específico para desenvolver uma apresentação:

O primeiro falará sobre as características da Arte Barroca,

O segundo falará sobre a biografia de Aleijadinho,

O terceiro falará sobre a representatividade e importância da Arte Barroca para o Estado de Minas Gerais e Brasil.

O quarto falará como a arte Barroca foi desenvolvida na Europa e em outras cidades do Brasil.

O quinto falará sobre como a arte barroca influenciou a arquitetura de algumas cidades brasileiras.

Passo 2 – Cada grupo deve preparar uma apresentação curta (5 minutos) sobre seu tópico, destacando fatos importantes, imagens representativas e a relevância. Os grupos deverão também preparar um texto escrito sobre sua apresentação.

Passo 3 – Os estudantes deverão expressar criativamente o que aprenderam por meio de uma atividade artística. Eles podem criar desenhos, esculturas ou até mesmo pinturas inspiradas na Arte Barroca e nas obras de Aleijadinho.

Passo 4 – Após finalizarem as pesquisas, apresentações e as atividades artísticas, cada grupo deverá expor suas ações nos murais da escola ou da sala, de modo a ficar visível para a comunidade escolar.

Passo 5 – Finalizando essa etapa, cada estudante, individualmente, produzirá um texto a partir de todas as apresentações e interações e deixará ele no caderno.

Habilidades:Componente: História

(GO-EF08HI05) Explicar os movimentos e as rebeliões da América portuguesa, articulando as temáticas locais e suas interfaces com processos ocorridos na Europa e nas Américas.
(GO-EF08HI05-A) Perceber como as ideias iluministas influenciaram o sentimento anticolonial e as rebeliões da América Portuguesa, em especial as Conjurações Mineira, Baiana e a Insurreição Pernambucana.
(GO-EF08HI05-B) Analisar o contexto político, econômico e social no Brasil Colônia, frente aos interesses coloniais e os movimentos de resistência.

Componente: Arte

(GO-EF08AR34) Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias de diferentes épocas, compreendendo e construindo repertórios relativos às diferentes linguagens artísticas, bem como desconstruindo estereótipos.