You are currently viewing A Curiosidade tá ON – A importância da leitura

A Curiosidade tá ON – A importância da leitura

O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.

A importância da leitura.

Canal Conexão Escola – A Curiosidade tá ON – “A Importância da Leitura”. Disponível em: https://youtu.be/MAO7TSYCY4k?si=FGHZ7_48Rulw4s7-

Você sabia?

Você sabia que a jornada da leitura e escrita no Brasil remonta aos primórdios da colonização, quando os jesuítas desempenharam um papel crucial na disseminação dessas habilidades? Com a chegada dos primeiros colonizadores portugueses às terras tupiniquins, também vieram os missionários jesuítas, cujo propósito inicial era a catequese dos povos nativos.

A partir do século XVI, os jesuítas empreenderam um ambicioso esforço para estabelecer escolas e missões por todo o território brasileiro. Eles reconheceram a importância da leitura e escrita não apenas como ferramentas para a educação religiosa, mas também como meios de comunicação e intercâmbio cultural.

Nesse contexto, os jesuítas introduziram o alfabeto latino aos povos indígenas, adaptando-o às suas línguas nativas. Esse foi um processo desafiador e complexo, exigindo dos missionários uma profunda compreensão das línguas e culturas locais. Através dessa adaptação linguística, os jesuítas foram capazes de ensinar aos nativos não apenas a ler e escrever, mas também a compreender os ensinamentos cristãos e a se comunicar de forma mais eficaz.

Assim, a colonização do Brasil não apenas testemunhou a chegada de novos povos e culturas, mas também marcou o início de uma jornada rumo à alfabetização e educação formal no país. Os esforços dos jesuítas foram fundamentais na construção das bases para o desenvolvimento da leitura e escrita, que se tornaram pilares essenciais da sociedade brasileira ao longo dos séculos subsequentes.

Imagem disponível em: https://www.canva.com/photos/MADQ48ZP_bI/ > Acesso em 15/04/2024.

PROPOSTA DE ATIVIDADE

Na proposta de atividade de hoje iremos construir Dicionários da Língua: Mudanças e Palavras Antigas.

Passo 1- Divida a turma em dois grupos. Um grupo será responsável por elaborar um dicionário de palavras que sofreram mudanças na forma escrita ao longo do tempo, enquanto o outro grupo ficará encarregado de criar um dicionário de palavras antigas em desuso.

Passo 2 – Grupo 1: Os alunos deste grupo devem pesquisar palavras que sofreram mudanças na forma escrita ao longo do tempo. Eles podem consultar livros, sites e também realizar entrevistas com pessoas mais velhas para obter exemplos autênticos, como: “Orthographia” -> “Ortografia” ; “Chymica” -> “Química”; “Philosophia” -> “Filosofia”.

Passo 3 – Grupo 2: Os alunos deste grupo devem pesquisar e coletar palavras antigas em desuso, buscando exemplos através de entrevistas com pessoas mais velhas e também consultando fontes históricas. Eles devem registrar não apenas as palavras, mas também seus significados e contextos de uso, como: Tabefe > bofetada; Sacripanta > Patife, mau-caráter; Quiproquó > confusão.

Passo 4 – Com base nas pesquisas realizadas, os estudantes devem elaborar um dicionário por grupo, listando as palavras descobertas.

Passo 5- Com base nas pesquisas realizadas, os estudantes devem elaborar um dicionário por grupo, listando as palavras descobertas.

Habilidades:Componente: Língua Portuguesa

(EF07LI14-A) Produzir textos diversos, individual e/ou colaborativamente sobre informações pessoais e de familiares, como idade, profissão, preferências, referindo-se a ações rotineiras e/ou vivenciadas no passado: linha do tempo/ timelines, biografias, verbetes de enciclopédias, blogs para desenvolver a competência comunicativa.
(EF69LP29-A) Refletir sobre a relação entre os contextos de produção dos gêneros de divulgação científica – texto didático, reportagem de divulgação científica, verbete de enciclopédia (impressa e digital), esquema, infográfico (estático e animado), relatório etc.
(EF69LP35-B) Produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como verbete de enciclopédia, verbete de enciclopédia digital colaborativa e relatório.
(EF05LP22) Ler e compreender verbetes de dicionário, identificando a estrutura, as informações gramaticais (significado de abreviaturas) e as informações semânticas.