You are currently viewing A CURIOSIDADE TÁ ON: A história e curiosidades do violão

A CURIOSIDADE TÁ ON: A história e curiosidades do violão

O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.

A história e curiosidades do violão

Canal Conexão Escola – A Curiosidade tá On – “História e Curiosidades do violão”. Disponível em: https://youtu.be/_HAFX__PMKE

PROPOSTA DE ATIVIDADE

A história e curiosidades do violão

Na antiga Babilônia, os arqueólogos descobriram tabuletas de argila com figuras seminuas tocando instrumentos musicais de cerca de 2000 a.C, muitos dos quais se assemelham a violões modernos.

A origem do violão é muito confusa e provavelmente coincidiu com a invenção de instrumentos de cordas pulsantes, como a harpa, a rabeca, alaúde etc.

Em outros países de língua não portuguesa, o violão recebe o nome de guitarra.

No Brasil, principalmente quando se fala em guitarra, fala-se de um instrumento musical elétrico, com características diferentes do violão, popularmente chamado guitarra elétrica.

Isto porque os portugueses possuem um instrumento muito parecido com o violão, que corresponde à nossa atual “Viola Caipira”.

Imagem disponível em: https://br.freepik.com/fotos-gratis/o-musico-toca-violao_9500341.htm#query=viol%C3%A3o&position=48&from_view=search&track=sph > acesso em 08/05/2023

Passo a passo da atividade

Passo 1 – Faça uma pesquisa sobre a história dos instrumentos musicais.

Passo 2 – Pesquise sobre quais são os instrumentos musicais mais antigos do mundo

Passo 3 – Crie uma breve linha do tempo com as características e idade de cada instrumento.

Passo 4 – O professor José apresentou no vídeo algumas dicas práticas sobre o violão. Que tal praticar?

Habilidades:Componente: Arte

(GO-EF01AR37) Explorar sonoridades em diversos objetos, em materiais do ambiente e no próprio corpo, como instrumentos de prática musical.
(GO-EF02AR15-C) Utilizar instrumentos musicais convencionais e não convencionais na prática musical, reconhecendo os elementos constitutivos da música e os parâmetros do som.
(GO-EF08AR36) Utilizar possibilidades vocais e/ou instrumentais para a expressão musical.

Componente: Educação Física

(GO-EF09EF15) Analisar as características (ritmos, gestos, coreografias e músicas) das diversas danças vivenciadas, bem como suas transformações históricas e os grupos de origem.