You are currently viewing A CURIOSIDADE TÁ ON: A história e curiosidades da Flauta Doce

A CURIOSIDADE TÁ ON: A história e curiosidades da Flauta Doce

O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.

A história e curiosidades da Flauta Doce

Canal Conexão Escola – A Curiosidade tá On. “História e curiosidades da flauta doce”. Disponível em: https://youtu.be/ur9t63m-uQc

PROPOSTA DE ATIVIDADE

A história e curiosidades da Flauta Doce

Muitas pessoas conhecem a flauta doce como o tubo plástico que é vendido em lojas ou distribuído em cursos de música. Alguns a concebem como um brinquedo, ou mesmo um introdutor a instrumentos mais aperfeiçoados.

Você sabia que a flauta doce foi um membro importante da família dos instrumentos de sopro? Durante o período barroco, ela foi incorporada em várias composições da época.

Na ópera, o som claro e doce da flauta  era usado para evocar temas diversos.

Uma das razões pelas quais as flautas doces se tornaram uma escolha popular para aulas de música é sua funcionalidade e importância na performance musical.

Como curiosidade: vocês sabiam que a flauta doce se mostra como uma alternativa eficiente para se otimizar o aprendizado da música, mais especificamente para crianças?

Muitas escolas de música divulgam e usam técnicas de ensino voltadas para o ensino da música para a flauta doce, os músicos tendem a considerá-la um instrumento de grande valor musical.

Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAFgYUqs4Lo/a14w2MGCL-ex45ZZP9eELA/edit?utm_content=DAFgYUqs4Lo&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton > acesso em 27/04/2023

Passo a passo da atividade

Passo 1 – Faça uma pesquisa sobre os tipos de flautas que existem atualmente.

Passo 2 – Imprima suas imagens e nomes e escreva sobre as características de cada uma.

Passo 3 – O professor José ensinou no vídeo algumas atividades para começar a tocar a flauta doce. Agora é só praticar.

Habilidades:Componente: Arte
Habilidades:
(GO-EF01AR37) Explorar sonoridades em diversos objetos, em materiais do ambiente e no próprio corpo, como instrumentos de prática musical.
(GO-EF02AR15-C) Utilizar instrumentos musicais convencionais e não convencionais na prática musical, reconhecendo os elementos constitutivos da música e os parâmetros do som.
(GO-EF08AR36) Utilizar possibilidades vocais e/ou instrumentais para a expressão musical.

Componente: Educação Física
Habilidades:

(GO-EF09EF15) Analisar as características (ritmos, gestos, coreografias e músicas) das diversas danças vivenciadas, bem como suas transformações históricas e os grupos de origem.