O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.
A história e curiosidades da Flauta Doce
PROPOSTA DE ATIVIDADE
A história e curiosidades da Flauta Doce
Muitas pessoas conhecem a flauta doce como o tubo plástico que é vendido em lojas ou distribuído em cursos de música. Alguns a concebem como um brinquedo, ou mesmo um introdutor a instrumentos mais aperfeiçoados.
Você sabia que a flauta doce foi um membro importante da família dos instrumentos de sopro? Durante o período barroco, ela foi incorporada em várias composições da época.
Na ópera, o som claro e doce da flauta era usado para evocar temas diversos.
Uma das razões pelas quais as flautas doces se tornaram uma escolha popular para aulas de música é sua funcionalidade e importância na performance musical.
Como curiosidade: vocês sabiam que a flauta doce se mostra como uma alternativa eficiente para se otimizar o aprendizado da música, mais especificamente para crianças?
Muitas escolas de música divulgam e usam técnicas de ensino voltadas para o ensino da música para a flauta doce, os músicos tendem a considerá-la um instrumento de grande valor musical.
Passo a passo da atividade
Passo 1 – Faça uma pesquisa sobre os tipos de flautas que existem atualmente.
Passo 2 – Imprima suas imagens e nomes e escreva sobre as características de cada uma.
Passo 3 – O professor José ensinou no vídeo algumas atividades para começar a tocar a flauta doce. Agora é só praticar.
Habilidades: | Componente: Arte Habilidades: (GO-EF01AR37) Explorar sonoridades em diversos objetos, em materiais do ambiente e no próprio corpo, como instrumentos de prática musical. (GO-EF02AR15-C) Utilizar instrumentos musicais convencionais e não convencionais na prática musical, reconhecendo os elementos constitutivos da música e os parâmetros do som. (GO-EF08AR36) Utilizar possibilidades vocais e/ou instrumentais para a expressão musical. Componente: Educação Física Habilidades: (GO-EF09EF15) Analisar as características (ritmos, gestos, coreografias e músicas) das diversas danças vivenciadas, bem como suas transformações históricas e os grupos de origem. |