You are currently viewing A Curiosidade tá ON: A história da Cidade de Goiás

A Curiosidade tá ON: A história da Cidade de Goiás

O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.

A história da Cidade de Goiás

Canal Conexão Escola – A Curiosidade tá On – “A história da Cidade de Goiás”. Disponível em: https://youtu.be/rJVtTPxqpSM

PROPOSTA DE ATIVIDADE

A história da cidade de Goiás

A Cidade de Goiás foi estabelecida no século XVIII pelo bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva Filho, que batizou-a com o nome de Vila Boa de Goiás.

Tornou-se uma cidade próspera com grande riqueza durante a época do ciclo de ouro. Foi também a capital do estado de Goiás até meados da década de 1930.

Com a significativa redução da fonte de ouro, ao final do século XVIII, Vila Boa viu o seu decréscimo populacional e teve que redefinir sua economia para a agricultura e pecuária.

No entanto, a cidade sempre manteve suas práticas culturais. Socialmente, enquadrava-se na tendência do Rio de Janeiro, que até então era a capital do Império. No início do século XX, as mais importantes manifestações foram de cultura e arte, com saraus, artes plásticas, jograis, literatura, cerâmica e arte culinária, sem esquecer uma cerimônia única no Brasil: que é a Procissão do Fogaréu, celebrada na Semana Santa.

A Cidade de Goiás é um município histórico que preserva mais de 90% de sua arquitetura barroca colonial original, graças à preservação desse legado arquitetônico do século XVIII, seu tombamento ocorreu na década de 1950.

É considerada uma magnífica mostra do Brasil do século XIX. Além disso, está localizada em um cenário topográfico único, em um vale cercado por colinas verdes e aos pés da Serra Dourada.

Você sabia que o município se tornou um polo turístico de fato, permitindo que você viaje no tempo para o Brasil Colonial? E olha que interessante… em 2001, o Centro Histórico da Cidade de Goiás foi declarado Patrimônio da Humanidade.

Na cidade, acontece anualmente o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (o FICA). Com a participação de países da África, Europa, América e Ásia.

Disponível em: https://www.canva.com/photos/MAC-ugC-qZw/ > acesso em 27/07/2023

Passo a passo da atividade

Passo 1 –  A proposta de atividade hoje será sobre a Procissão do Fogaréu. A Procissão do Fogaréu é uma tradicional festividade da cultura goiana que é realizada anualmente na cidade de Goiás, durante a semana santa.

Passo 2 – Faça uma pesquisa sobre a história da Procissão do Fogaréu e colete imagens sobre a festividade. Depois imprima as imagens e construa textos sobre curiosidades e história dessa procissão.

Passo 3 – Em um papel mais grosso como um papelão, cole a imagem da Procissão do Fogaréu e do outro lado cole um papel com uma curiosidade ou parte da história  da festividade.

Passo 4 – Construa pendentes ou mandalas e pendure-as na frente da sala de aula. Coloque as imagens com os textos informativos, de forma com que a pessoa que for ver a imagem também consiga ler as informações ali dispostas.

Habilidades:Componente: Arte

(GO-EF06AR11-B) Considerar aspectos estruturais, dinâmicos e expressivos dos elementos constitutivos do movimento, explorando diferentes matrizes estéticas e culturais, dando destaque à valorização da cultura regional goiana e seus modos de produção nas relações com comunidades locais, povos indígenas, rurais, quilombolas.

Componente: História

(GO-EF03HI04-B) Refletir sobre a Cidade de Goiás como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade e sua importância para a preservação da memória e da história do povo goiano e brasileiro.
(GO-EF05HI10-A) Identificar os diferentes patrimônios materiais e imateriais de sua região e ou município com ênfase na Cidade de Goiás, Patrimônio Mundial da Humanidade.