You are currently viewing A Curiosidade tá ON –   A Festa Junina

A Curiosidade tá ON –   A Festa Junina

O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.

A Festa Junina

Canal Conexão Escola – A Curiosidade tá ON – “A Festa Junina”. Disponível em: https://youtu.be/odBEu0_lmLM?feature=shared

PROPOSTA DE ATIVIDADE

A Festa Junina

A Festa Junina é um evento popular no Brasil. Mas tem suas origens nas festividades rurais da Europa, principalmente em Portugal. Com o tempo, a festa foi se adaptando à cultura brasileira e adquiriu elementos únicos.

Em nossas escolas municipais esse evento não pode faltar, pois acreditamos ser uma forma de celebrar a cultura brasileira, com os trajes, as danças,  a comida,  resgatando tradições e promovendo momentos de diversão e convívio social.

No vídeo apresentado mostramos a festa junina que ocorreu na Escola Municipal Coronel José Viana. Parabéns à equipe da escola José Viana pelo evento!

De acordo com a tradição goiana muita coisa não pode faltar no “Arraiá do Cerrado”. Você sabe o que é que não pode faltar?

As famosas danças! E você sabia que em nosso estado existe uma competição de quadrilhas?

O grupo Thradição foi o campeão do Concurso de Quadrilhas Juninas do Estado de Goiás, em 2022.

Outra coisa que não pode faltar no “Arraiá do Cerrado” são as comidas típicas da Festa Junina.

A gastronomia junina é uma parte muito importante do evento.  A canjica, a pamonha, o pé-de-moleque, o quentão…. temos uma verdadeira herança na culinária.

Imagem de arquivo pessoal do Conexão Escola – A Curiosidade tá On.

Passo a passo da atividade

Passo 1 – A festa junina é uma celebração tradicional no Brasil, marcada por danças, músicas, brincadeiras e, claro, comidas típicas deliciosas. Na atividade de hoje propomos a escrita de um livro de receitas típicas da cultura junina.

Passo 2 – Pesquisem diferentes receitas tradicionais que geralmente são servidas em festas juninas, anote-as e se possível coloque ilustrações.

Passo 3 – Pesquisem também acerca da origem da receita, se ela tem origem indígena, africana, europeia, entre outras. Lembrando que uma receita é composta pelo nome, ingredientes e modo de preparo. Aqui estão algumas sugestões de pratos como: Canjica, Pamonha, Pé de Moleque, Quentão, Maçã do Amor, Bolo de Milho e Paçoca.

Passo 4 – Não esqueçam de expor o seu trabalho para a comunidade escolar.

Habilidades:Componente: Língua Portuguesa

(EF69LP07-A) Produzir textos em diferentes gêneros (editorial, notícia, entre outros), considerando sua adequação ao contexto de produção e circulação– os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação – ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero.
(EF01LP17) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas, agendas, calendários, avisos, bilhetes, convites, instruções de montagem, receitas e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), dentre outros gêneros, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
(EJALP0135) Elaborar, com a mediação do professor, textos com diferentes funções e de diferentes gêneros do campo da vida cotidiana