You are currently viewing A Curiosidade tá ON: A Cultura e o Patrimônio na cidade de Goiás

A Curiosidade tá ON: A Cultura e o Patrimônio na cidade de Goiás

O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.

A Cultura e o Patrimônio na cidade de Goiás

Canal Conexão Escola – A Curiosidade tá ON – “A Cultura e o Patrimônio na Cidade de Goiás”. Disponível em: https://youtu.be/SpZEhl0osrU

PROPOSTA DE ATIVIDADE

A Cultura e o Patrimônio na cidade de Goiás

A Cidade de Goiás teve seu reconhecimento como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em dezembro de 2001. A arquitetura, história, e a cultura do antigo núcleo urbano fundado no território, no início do século 18, foi assentido.

Em 1950, o Iphan categorizou separadamente alguns de seus monumentos e edificações e, em 1978, catalogou o seu conjunto urbanístico e arquitetônico. Este complexo particular manteve mais de 90% de sua arquitetura barroca colonial. Temos assim uma ótima introdução ao Brasil do século XIX e um dos mais ricos patrimônios culturais e arquitetônicos do país.

Situado em uma área de vasta beleza natural, o centro histórico da Cidade de Goiás mantém, na atualidade, suas características urbanas originais. A serena Cidade de Goiás possui um significativo sítio histórico desde a época da expansão colonial, no século 18, em decorrência do garimpo.

Testemunhando a ocupação e a colonização do Brasil Central nos séculos 18 e 19, suas raízes estão relacionadas à história dos bandeirantes que em sua maioria saíram de São Paulo para exploração da área central do Brasil.

A abundante tradição cultural inclui desde as técnicas construtivas e a arquitetura, bem como a poesia, música, festas populares e culinária. Entre as festas populares se destaca a Procissão do Fogaréu, que acontece anualmente, todas as quintas-feiras da Semana Santa e grande parte dessas tradições ainda fazem parte da importante identidade cultural goiana que mantém-se vivas em nossa história.

Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Prociss%C3%A3o_do_Fogar%C3%A9u.jpg > acesso em 04/08/2023

Passo a passo da atividade

Passo 1 –  Na proposta de atividade de hoje vamos conhecer a cidade de Goiás. Caso seja possível o professor organizará uma viagem com trabalho de campo na cidade de Goiás.

Passo 2 – Se isso não for possível, temos uma outra possibilidade de viajar, que é o tour pelo site google maps. Primeiramente o professor levará os estudantes para sala de informática, ou usará uma televisão, ou datashow conectados a um notebook, para acessar o site do google maps. Lá pesquise pela cidade de Goiás, aproxime a imagem até chegar no centro histórico da cidade.

Passo 3 – Faça uma rota com os estudantes e apresente alguns monumentos e museus da cidade.

Passo 4 – Depois de toda visitação na cidade de Goiás, faça um tour pelo centro da cidade de Goiânia

Passo 5 – Ao finalizar essas ações os estudantes irão produzir um texto comparativo entre as formas e estruturas da Cidade de Goiás com a cidade de Goiânia.

Habilidades:Componente: Arte

(GO-EF06AR11-B) Considerar aspectos estruturais, dinâmicos e expressivos dos elementos constitutivos do movimento, explorando diferentes matrizes estéticas e culturais, dando destaque à valorização da cultura regional goiana e seus modos de produção nas relações com comunidades locais, povos indígenas, rurais, quilombolas.

Componente: História

(GO-EF03HI04-B) Refletir sobre a Cidade de Goiás como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade e sua importância para a preservação da memória e da história do povo goiano e brasileiro.
(GO-EF05HI10-A) Identificar os diferentes patrimônios materiais e imateriais de sua região e ou município com ênfase na Cidade de Goiás, Patrimônio Mundial da Humanidade.