You are currently viewing A CURIOSIDADE TÁ ON: A arquitetura da cidade de Berlim

A CURIOSIDADE TÁ ON: A arquitetura da cidade de Berlim

O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.

A arquitetura da cidade de Berlim

Canal Conexão Escola – A Curiosidade tá On – “A arquitetura da cidade de Berlim”. Disponível em: https://youtu.be/bPyfepymdKA

PROPOSTA DE ATIVIDADE

A arquitetura da cidade de Berlim

A cidade de Berlim, tradicionalmente organiza e planeja o seu espaço urbano, a cidade é um símbolo dos movimentos artísticos, arquitetônicos e culturais. Dessa forma, é possível perceber na cidade as várias transformações arquitetônicas que ocorreram no decorrer do tempo.

As cidades, como um todo, se transformam a partir das necessidades sociais, econômicas e culturais. Em Berlim todas as transformações que ocorreram na história da cidade são visíveis ao andar pelas ruas, em um momento estamos em uma rua com arquitetura moderna e em outro momento estamos em um ambiente totalmente diferente, onde podemos ver estruturas neoclássicas.

No decorrer do século XX a cidade de Berlim passou por grandes guerras, dessa forma, muitas estruturas foram destruídas, isso influenciou na variedade de formas que encontramos pela cidade.

O espaço urbano de Berlim configurou-se pela união de diferentes aglomerações populacionais, em consequência do crescimento da demanda por espaços urbanizados, o que provocou a expansão de suas áreas urbanas.

A ideia de verticalização, que é a construção dos grandes edifícios, estabeleceu referências com a modernidade americana e com o avanço tecnológico europeu. A verticalidade urbana nos remete a uma lógica da conquista do futuro tecnológico, dos avanços técnicos e econômicos.

Disponível em: https://br.freepik.com/fotos-gratis/edificio-com-colunas_946262.htm#query=Berlim&position=0&from_view=search&track=sph > acesso em 22/05/2023

Passo a passo da atividade

Passo 1 – Explore algumas cidades do mundo para observar as suas estruturas arquitetônicas, para fazer isso utilize  o google maps ou Google Earth.

Passo 2 – Escolha uma cidade de cada continente, como exemplo escolhemos as seguintes cidades de cada continente:

Continente Americano: Goiânia (Brasil)

Continente Europeu: Londres (Inglaterra)

Continente Africano: Lagos (Nigéria)

Continente Asiático: Busan (Coreia do sul)

Oceania: Adelaide (Austrália)

Passo 3 – Ao fazer a  visita digital em todas as cidades, anote as características, curiosidades e fatos interessantes de cada uma.

Passo 4 – Produza um texto explicando as diferenças e semelhanças entre as cidades visitadas, selecione algumas imagens para exemplificar a sua fala.

Passo 5 – Após o processo de produção, faça uma roda de conversa na sala de aula, para que todos falem das suas cidades escolhidas.

Habilidades:Componente: História

(GO-EF07HI17-A) Compreender que a modernidade possui suas próprias estruturas, lógica, ciência, saberes, cultura, comércio, política, bem como que a Europa e os territórios ocupados sofreram transformações nos campos: econômico, social, político e cultural, por meio de rupturas e continuidades.
(EF09HI10) Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais e os conflitos vivenciados na Europa.

Componente: Geografia

(EF09GE08) Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades na Europa, na Ásia e na Oceania.