O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.
A arquitetura da cidade de Berlim
PROPOSTA DE ATIVIDADE
A arquitetura da cidade de Berlim
A cidade de Berlim, tradicionalmente organiza e planeja o seu espaço urbano, a cidade é um símbolo dos movimentos artísticos, arquitetônicos e culturais. Dessa forma, é possível perceber na cidade as várias transformações arquitetônicas que ocorreram no decorrer do tempo.
As cidades, como um todo, se transformam a partir das necessidades sociais, econômicas e culturais. Em Berlim todas as transformações que ocorreram na história da cidade são visíveis ao andar pelas ruas, em um momento estamos em uma rua com arquitetura moderna e em outro momento estamos em um ambiente totalmente diferente, onde podemos ver estruturas neoclássicas.
No decorrer do século XX a cidade de Berlim passou por grandes guerras, dessa forma, muitas estruturas foram destruídas, isso influenciou na variedade de formas que encontramos pela cidade.
O espaço urbano de Berlim configurou-se pela união de diferentes aglomerações populacionais, em consequência do crescimento da demanda por espaços urbanizados, o que provocou a expansão de suas áreas urbanas.
A ideia de verticalização, que é a construção dos grandes edifícios, estabeleceu referências com a modernidade americana e com o avanço tecnológico europeu. A verticalidade urbana nos remete a uma lógica da conquista do futuro tecnológico, dos avanços técnicos e econômicos.
Passo a passo da atividade
Passo 1 – Explore algumas cidades do mundo para observar as suas estruturas arquitetônicas, para fazer isso utilize o google maps ou Google Earth.
Passo 2 – Escolha uma cidade de cada continente, como exemplo escolhemos as seguintes cidades de cada continente:
Continente Americano: Goiânia (Brasil)
Continente Europeu: Londres (Inglaterra)
Continente Africano: Lagos (Nigéria)
Continente Asiático: Busan (Coreia do sul)
Oceania: Adelaide (Austrália)
Passo 3 – Ao fazer a visita digital em todas as cidades, anote as características, curiosidades e fatos interessantes de cada uma.
Passo 4 – Produza um texto explicando as diferenças e semelhanças entre as cidades visitadas, selecione algumas imagens para exemplificar a sua fala.
Passo 5 – Após o processo de produção, faça uma roda de conversa na sala de aula, para que todos falem das suas cidades escolhidas.
Habilidades: | Componente: História (GO-EF07HI17-A) Compreender que a modernidade possui suas próprias estruturas, lógica, ciência, saberes, cultura, comércio, política, bem como que a Europa e os territórios ocupados sofreram transformações nos campos: econômico, social, político e cultural, por meio de rupturas e continuidades. (EF09HI10) Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais e os conflitos vivenciados na Europa. Componente: Geografia (EF09GE08) Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades na Europa, na Ásia e na Oceania. |