You are currently viewing A CURIOSIDADE TÁ ON: A agricultura familiar no Brasil

A CURIOSIDADE TÁ ON: A agricultura familiar no Brasil

O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.

A agricultura familiar no Brasil

Canal Conexão Escola – A Curiosidade tá On – “A agricultura familiar no Brasil”. Disponível em: https://youtu.be/XIvIU2eLeXE

PROPOSTA DE ATIVIDADE

A agricultura familiar no Brasil

A política de reforma agrária é implementada pelo governo para promover a distribuição de terras entre os trabalhadores agrícolas de acordo com os princípios de justiça social e melhoria da produtividade, conforme estipulado na Lei nº 4.504/64 do Estatuto da Terra.

Além de promover a cidadania, descentralizar e democratizar as estruturas fundiárias e gerar renda rural, a reforma agrária promove: produção de alimentos básicos, combate à fome e à pobreza, fomentação da cidadania e justiça social, internalização de serviços públicos básicos, redução da migração rural-urbana e variação do comércio e serviços nas áreas rurais.

A agricultura familiar em uma responsabilidade fundamental na produção de alimentos que podem ser consumidos pela população brasileira. É formado por pequenos produtores rurais, povos e comunidades tradicionais e assentados da reforma agrária.

O setor caracteriza-se pela produção de milho, mandioca, vacas leiteiras, gado bovino, feijão, arroz e hortícolas. Na agricultura familiar, a gestão da propriedade é compartilhada entre as famílias e as produções agrícolas e pecuária são as principais fontes de renda. Além disso, os agricultores familiares têm uma relação especial com sua terra, uma vez que esta é sua casa e local de trabalho. A diversidade da produção também é uma característica predominante deste setor, já que a produção de subsistência é muitas vezes combinada com a produção para o mercado.

No Brasil, a Lei nº 11.326, de 24 de julho de 2006, estabelece diretrizes para o desenvolvimento de políticas nacionais de agricultura familiar e empresa familiar rural. Esta lei foi complementada pelo Decreto nº 9.064, de 31 de maio de 2017. Ela define agricultores, agricultores familiares e empresários familiares rurais com base em várias características.

Primeiro, a área deve ter no máximo 4 módulos fiscais, esta medida pode variar entre 5 e 110 hectares em diferentes municípios, lembrando que 1 hectare é 10.000 metros quadrados. Este aspecto não se aplica a condomínios rurais ou outras formas de propriedade comunitária.

A agricultura familiar deve envolver pelo menos metade da força de trabalho familiar no processo produtivo e de geração de renda. Os produtores devem obter pelo menos metade de sua renda da atividade econômica de sua instalação ou empresa, e a administração da instalação ou empresa local rural deve ser totalmente familiar.

Disponível em: https://www.canva.com/photos/MADF6uF9zVQ/ acesso em 13/06/2023

Passo a passo da atividade

Passo 1 –  Vocês sabiam que cerca de 30% dos produtos da merenda escolar nas Escolas e CMEIs de Goiânia são oriundos da Agricultura Familiar? Pensando sobre isso e sua importância.

Passo 2 – Produza uma campanha publicitária, em forma de panfleto, encarte, ou folder, onde vocês deverão pensar em formas de incentivo para a produção da Agricultura Familiar.

Passo 3 – Sejam criativos e pensem formas de divulgação da ideia, mostrando a importância e  a sustentabilidade que a Agricultura Familiar proporciona.

Passo 4 – Depois que a campanha estiver pronta divulguem em toda a comunidade escolar.

Habilidades:Componente: História

(GO-EF03HI11-A) Compreender as mudanças no processo de produção na agricultura causados pelo uso das novas tecnologias, identificando suas vantagens, desvantagens e consequências, em diferentes contextos.

Componente: Ciências da Natureza

(EF03CI10-A) Identificar os diferentes usos do solo reconhecendo sua importância para a agricultura e para a vida.

Componente: Geografia

(EF06GE07-A) Explicar as mudanças na paisagem, resultantes da interação humana com a natureza a partir dos estágios de sua evolução: coleta, caca e pesca, pastoreio, agricultura, pecuária, indústria e urbanização.

Componente: Língua Portuguesa

(EF69LP04-A) Identificar e analisar os efeitos de sentido que fortalecem a persuasão nos textos publicitários, como, outdoor, anúncios e propagandas, entre outros.
(EF67LP13-A/B) Produzir, revisar e editar textos publicitários, levando em conta o contexto de produção dado e explorar recursos multissemióticos, relacionando elementos verbais e visuais.