You are currently viewing A CURIOSIDADE TÁ ON: A acessibilidade nas eleições

A CURIOSIDADE TÁ ON: A acessibilidade nas eleições

O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.

A acessibilidade nas eleições

Canal Conexão Escola – A Curiosidade tá On. “A acessibilidade nas eleições”. Disponível em: https://youtu.be/1grMtL9-a34

PROPOSTA DE ATIVIDADE

A acessibilidade nas eleições

A acessibilidade é condição fundamental e indispensável dentro de  todos os processos de inclusão social.

Ela se manifesta em muitas dimensões, incluindo comportamental, física, tecnológica, da informação, comunicação, linguagem, ensino e outras.

Promover o acesso requer identificar e remover diferentes tipos de barreiras. Dentre elas as que impedem as pessoas de realizar várias atividades e funções na sociedade em que vivem, proporcionando assim condições semelhantes a todos os indivíduos.

Uma cidadania efetiva para todos requer medidas que garantem a acessibilidade a tudo o que é essencial para promover os valores de igualdade, democracia e inclusão social.

Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAFgYUqs4Lo/a14w2MGCL-ex45ZZP9eELA/edit?utm_content=DAFgYUqs4Lo&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton > acesso em 26/04/2023

Passo a passo da atividade

Passo 1 – Analise uma tabela sobre o eleitorado com deficiência no Brasil.

Passo 2 – Pesquise sobre cada tipo de deficiência apresentada na tabela.

Passo 3 – Ande pelo seu setor e pela sua escola e analise se todos os espaços são acessíveis

Passo 4 – Registre em fotografia os locais com e sem acessibilidade.

Passo 5 – Produza um relatório expondo as dificuldades de acessibilidade e as possíveis soluções para resolver tais problemas.

Passo 6 – Discuta sobre esse relatório com seus amigos, professores e familiares.

HabilidadesComponente: Ciências da Natureza
Habilidades:
(EF06CI09-B) Reconhecer diferentes necessidades especiais de acessibilidade, sensoriais, visual e auditiva, e intelectuais, promovendo a inclusão social.

Componente: Geografia
Habilidades:

(EF03GE07-B) Reconhecer os símbolos de uso cotidiano, como acessibilidade, inclusão e trânsito.