O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.
A acessibilidade nas eleições
PROPOSTA DE ATIVIDADE
A acessibilidade nas eleições
A acessibilidade é condição fundamental e indispensável dentro de todos os processos de inclusão social.
Ela se manifesta em muitas dimensões, incluindo comportamental, física, tecnológica, da informação, comunicação, linguagem, ensino e outras.
Promover o acesso requer identificar e remover diferentes tipos de barreiras. Dentre elas as que impedem as pessoas de realizar várias atividades e funções na sociedade em que vivem, proporcionando assim condições semelhantes a todos os indivíduos.
Uma cidadania efetiva para todos requer medidas que garantem a acessibilidade a tudo o que é essencial para promover os valores de igualdade, democracia e inclusão social.
Passo a passo da atividade
Passo 1 – Analise uma tabela sobre o eleitorado com deficiência no Brasil.
Passo 2 – Pesquise sobre cada tipo de deficiência apresentada na tabela.
Passo 3 – Ande pelo seu setor e pela sua escola e analise se todos os espaços são acessíveis
Passo 4 – Registre em fotografia os locais com e sem acessibilidade.
Passo 5 – Produza um relatório expondo as dificuldades de acessibilidade e as possíveis soluções para resolver tais problemas.
Passo 6 – Discuta sobre esse relatório com seus amigos, professores e familiares.
Habilidades | Componente: Ciências da Natureza Habilidades: (EF06CI09-B) Reconhecer diferentes necessidades especiais de acessibilidade, sensoriais, visual e auditiva, e intelectuais, promovendo a inclusão social. Componente: Geografia Habilidades: (EF03GE07-B) Reconhecer os símbolos de uso cotidiano, como acessibilidade, inclusão e trânsito. |