Olá!! Na aula de hoje vamos tratar de um assunto muito importante!
Vamos aprender como economizar em casa! Para isso, aprenderemos como modelar problemas matemáticos, envolvendo cálculos de porcentagens e operações básicas, que poderão ser aplicados em nosso dia-a-dia.
Você já deve ter visto várias campanhas sobre o uso consciente da água. Mas você sabe onde há mais desperdício desse recurso tão precioso dentro de casa?
O vídeo abaixo, mostra algumas situações onde é possível perceber esse desperdício e também o que pode ser feito para minimizar o problema. Assista-o e reflita: será que na minha casa eu tenho um consumo consciente da água?
Você já parou para pensar como a Matemática faz parte da nossa vida? Alguns conhecimentos que adquirimos na escola nos ensinam como obter economia em nosso cotidiano. Existem formas e modelos que nos permitem, inclusive, fazer uma economia em nossos gastos domésticos. Na atividade de hoje você conhecerá um modelo matemático para se estudar a economia de água no ambiente doméstico, onde o problema a ser modelado é adotar medidas contra o desperdício de água em uma residência durante um período de trinta dias no município de Goiânia.
Pense na seguinte situação: Qual seria a economia mensal gerada pela adoção de medidas simples contra o desperdício de água em uma típica residência do município de Goiânia?
Que tal descobrir agora quais são os grandes vilões do consumo de água em nossas casas? Vamos lá?
Para isso, acesse o site abaixo.
https://www.ecycle.com.br/3223-usos-da-agua.html
E aí, descobriu quais são os principais responsáveis pelo maior consumo de água?
De acordo com o que você leu no site acima, o maior consumo doméstico de água está no uso do vaso sanitário (29% do total) e na higiene pessoal (34%).
Disponível em: https://www.saneago.com.br/2016/arquivos/Res_Normativa_0152_2019.pdf
Para o cálculo, serão utilizados os valores baseados na tabela de cobrança para uma residência normal no município de Goiânia.
Vamos considerar uma residência que consuma 20 m³ (20.000 litros) ao mês (desconsidere possíveis vazamentos, considerando a única variável dos cálculos o consumo realizado).
Percentual de economia na descarga do banheiro: Antes de trocar a válvula de descarga, o consumo médio era de 13,5 litros por descarga. Após a troca, considerar um consumo fixo de 6 litros por descarga. Calcular este percentual e a economia em litros de água.
Percentual de economia com higiene pessoal: Considerar que um banho de 15 min consome aproximadamente 135 litros de água. Com o registro fechado para ensaboar, o consumo cai para 45 litros. E se reduzirmos para 5 minutos de banho, o consumo de água cai para 15 litros. Fazer os cálculos, encontrando o percentual de economia.
Atividade 1
Peça a um familiar ou seu responsável a sua conta atual da Saneago. Veja o consumo mensal da sua residência. Estabeleça como meta economizar água, seguindo as sugestões dadas nesse problema. No próximo mês consulte a conta novamente e compare. Será que houve redução ou aumento do consumo de água?? Calcular a variação percentual.
Atividade 2
Assista ao vídeo Uso racional da água:
Agora responda a seguinte a questão: Como podemos contribuir para um consumo racional de água? Justifique a sua resposta. (Agência Nacional de Águas – www.ana.gov.br)
Saiba Mais | Referências:
-MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – UMA PROPOSTA PARA O DESPERDÍCIO DE ÁGUA
(Essa atividade foi desenvolvida por estudantes de 9º ano do ensino fundamental da E.M. Minervina Augusta, da Rede Municipal de Belo Horizonte. É uma atividade de modelagem na educação matemática que foi acompanhada pela professora Petrina Avelar. Esse vídeo foi também o vencedor do II FESTIVAL DE VIDEOS DIGITAIS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA promovido pela UNESP em 2018).
– BASSANEZI, R.C. Ensino aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. São Paulo: Contexto, 2006.
– GIOVANNI Júnior, José Ruy; CASTRUCCI, Benedito. A conquista de matemática: 9º ano, ensino fundamental, anos finais. 4. ed. São Paulo: FTD, 2018.
– MAGRINI, Luciano A. Economizando água. Revista do Professor de Matemática. Rio de Janeiro, n. 80, Ano 30, p. 28-30, 1º quadrimestre de 2013.
PARAIZO, Ricardo F. e-Tec Brasil – Matemática Instrumental, Porcentagem – um conceito muito útil no dia-a-dia… – Aula 8. Acesso em: 27 jun.2020.
http://proedu.rnp.br/bitstream/handle/123456789/585/Aula_08.pdf – SANEAGO. Disponível em:<www.saneago.com.br> Acesso em: 27 jun. 2020
Objetos de Conhecimento | – Porcentagem: problemas que envolvam cálculo de percentuais. – Preservação da Biodiversidade |
Componente Curricular | – Matemática |
Habilidades | (EF09MA05-B) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagem, com a ideia de aplicação de percentuais sucessivos e a determinação das taxas percentuais, preferencialmente com o uso de tecnologias digitais, no contexto da educação financeira. (EF09CI13-B) Analisar ações de consumo responsável e de sustentabilidade bem-sucedidas, propondo iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais locais e regionais. |
Proponentes/ Professores | Renato José Santana Sirlei Pereira Naves |
Instituição Educacional | E.M. Laurício Pedro Rasmussem |
CRE: | Unidade Regional Central |
Ciclo da Adolescência – Turma H (8º ano) – E. Financeira e Empreendedorismo