Olá pessoal, espero que estejam todos bem, se cuidando com muita paciência e vontade de aprender. Vamos juntos, conhecer, ler e interagir, com pessoas, personalidades e ações que nos levam a pensar em um mundo melhor?
Temos vivido um tempo totalmente diferente de tudo que estamos acostumados, distante de pessoas que amamos, do trabalho, da escola , dos amigos. E, em momentos assim, temos que reavaliar nossos valores e prioridades, entre eles podemos aprender a ser solidários uns com os outros.
Atividade 1
Para começar, vamos ler um texto sobre solidariedade ao próximo: Uma história de solidariedade, de um autor desconhecido.
Disponível em:
https://pt.aleteia.org/2014/10/03/uma-historia-de-solidariedade/
( Uma história de Solidariedade” ,autor desconhecido, site: Aleteia)
Agora que já conhece essa belíssima história, vamos ver se você a compreendeu a partir dos seguintes questionamentos: O que você pensa sobre a atitude do protagonista? O conto ocorreu em que ambiente? Quais sensações esse lugar nos traz? Tente imaginar como é o quarto do hospital em que os meninos estavam.
Atividade 2
Sabemos que a nossa história é feita por pessoas que lutam contra as desigualdades sociais e por direitos iguais para todos, entre eles temos Nelson Mandela, homem de garra e fibra, olha só o que ele diz sobre solidariedade:
Você conhece o autor desta mensagem? Conhecido por toda parte o líder sul-africano já foi vencedor do Nobel da Paz e espalhou por todo planeta lições de igualdade e justiça. Que tal conhecer um pouco a sua biografia?
https://brasilescola.uol.com.br/biografia/nelson-mandela.htm
(Nelson Mandela, site: Brasil Escola)
A partir da mensagem lida, produza mensagens solidárias, usando o editor de texto e a internet para enviar para seus amigos, colegas de sala, vizinhos ou familiares.
Atividade 3
Aprendemos o significado de solidariedade quando doamos de coração e assim, nos sentimos imensamente recompensados. Assista à animação e mergulhe nesse sentimento:. O cachorrinho e a Garça
Após assistir o vídeo, escreva um relato de solidariedade, real o fictício, que você ou alguém de sua família participou. Esteja atento(a) aos sinais de pontuação, parágrafos e a organização do texto.
Saiba mais
A Universidade Federal de Goiás realiza um belo trabalho solidário para com pessoas de maior vulnerabilidade social, inclusive estrangeiros, dê uma olhadinha: https://ufg.br/ufgsolidaria
E nesse momento de pandemia, a solidariedade tem ajudado muitas famílias, montando cozinhas solidárias.
https://www.aredacao.com.br/noticias/134883/cozinhas-comunitarias-em-goiania-ajudam-familias-afetadas-pela-pandemia
Objeto de Conhecimento | Estratégias de leitura, apreender os sentidos globais do texto. Valores sociais, culturais e humanos em textos literários. |
Habilidades | (EF69LP44-A) Inferir a presença de valores sociais, culturais, humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários. (EF69LP02-C) Perceber a construção composicional e o estilo dos gêneros em questão, como forma de ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos. |
Proponentes/ Professores: | Simone Cassimiro da Silva Benetti Fabrícia Monteiro Valente Weslene Martins da Silva Ferreira |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Santo Antônio |
CRE: | CENTRAL |
Ciclo da Adolescência – Turma H (8º ano) – Ética e Cidadania