You are currently viewing Matemática – Porcentagens

Matemática – Porcentagens

Olá! Você já deve ter visto e ouvido, muitas vezes, a expressão ‘por cento’. Mas você sabe o que é porcentagem? Como se calcula? Hoje vamos descobrir como a utilizamos na nossa vida cotidiana em descontos e acréscimos.


Utilizamos a porcentagem para fazer acréscimos e decréscimo em situações financeiras e o que utilizamos para representa-la é o % (por cento). Para melhor compreender leia a charge e assista aos vídeos sugeridos!

ATIVIDADE 1

Vamos compreender porcentagens:

Fonte

Agora assista ao desenho animado Cyberchase (A corrida do espaço questão de porcentagem)

CYBERCHASE A CORRIDA DO ESPAÇO QUESTÃO DE PORCENTAGEM HD! – Canal – CANAL HORA DO INTERVALO – YouTube

Após a leitura da charge e ter assistido o desenho animado, você pode definir com suas palavras em seu caderno o que é porcentagem e para que serve?

ATIVIDADE 2

De acordo com a fala dos personagens e do que você aprendeu da atividade 1. Calcule o lucro da garota.

ATIVIDADE 3

Por que o Cebolinha terá desconto e o restante dos clientes não? O que é desconto?

ATIVIDADE 4

Suponha que a garota ganha R$1200,00. Com o aumento (acréscimo) agora de 5% qual será seu novo salário?


Saiba Mais | Referências:

Vídeo aulas:

Porcentagem

Porcentagem – Introdução | Matemática Rio – Canal – Matemática Rio com Prof. Rafael Procopio – YouTube

Porcentagem

PORCENTAGEM – BLACK FRIDAY – 7° Ano – Aula 10 – Canal – Marcos Aba Matemática – YouTube

Porcentagem, Acréscimo e Desconto

Porcentagem, Acréscimo e Desconto – Professora Angela – Canal – Professora Angela Matemática – YouTube

Objeto de ConhecimentoCálculo de porcentagens e de acréscimos e decréscimos simples: Porcentagem Acréscimos e decréscimos simples
Habilidades(EF07MA02-A) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando a proporcionalidade em contextos diversos.
(EF07MA02-B) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando estratégiaspessoais, cálculo mental e calculadora, no contexto de educação financeira, entre outros.
Proponentes/ Professores:Adriana Maria Lima Gouveia; Luís Henrique Pereira da Silva e Regina Célia Prado de Oliveira
Instituição Educacional:Escola Municipal Pedro Costa de Medeiros
CRE:Central

Ciclo da Adolescência – Turma F (6º ano) – Ed. Financeira e Empreendedorismo