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Educação Física – Parkids – Um salto para novas aventuras

Olá galera, tudo bem? Nesse momento de pandemia e isolamento social não podemos nos esquecer de movimentar nosso corpo regularmente. Vamos praticar Parkour? Podemos criar dentro dos ambientes domésticos circuitos motores para desenvolver essa modalidade. Vamos conhecer um pouco mais a respeito do Parkour? Então convido você a mergulhar nessa aventura libertadora e divertida.

Vamos entender o Parkour?

Correr, suspender, equilibrar, saltar, rolar, dependurar, rastejar…

O Parkour é uma atividade que desenvolve essas habilidades e desenvolve ao praticante a capacidade de, através de seus usos, movimentar-se livremente no ambiente em que se encontra. A ideia é traçar um percurso ou objeto e, por meios próprios, alcançá-lo independentemente os obstáculos que surgirem no caminho. Durante esse deslocamento, o praticante aprende a fazer uso de artifícios que vão desde a exploração da sua condição física até o discernimento de quais métodos de transposição oferecem menor risco ou mais eficiência durante esse trajeto. A prática recebeu esse nome por volta de 1998 quando David Belle juntamente com os praticantes de vanguarda trouxe para as ruas francesas uma adaptação para o meio urbano das técnicas de salvamento e resgate utilizadas em treinos militares.

Experimentação e fruição Acesse o link abaixo e veja uma adaptação da modalidade, que pode ser facilmente utilizada nos dias de quarentena.
Quarentena ou Check (circuito ou Parkour?)

QUARENTENA CHECK ( CIRCUITO OU PARKOUR?!) Canal Luisa Tognato – YouTube

Atividade 01

Que tal você praticar o Parkour com materiais alternativos confeccionados por você mesmo? Então é hora de por a mão na massa e descobrir como é fácil e barato construir seus próprios materiais. Você vai precisar de: pneus, canos pvc, garrafa pet, carretel de linha, carretel de fio de telefone, cordas, corda elástica, escada, cabo de vassoura, paletes, colchões e caixas de madeira, dentre outros. Segue abaixo algumas sugestões de uso dos objetos, mas é claro que você também pode ousar.

Pneus podem empilhados e parafusados para fazer os obstáculos altos.

Canos pvc podem ser utilizados para fazer as traves e barreiras. Coloque o vergalhão para sustentar a base.

Cabos de vassoura podem ser lixados envolvidos com fita isolante.

Paletes podem ser lixados, empilhados e parafusados para criar paredes.

Caixas de madeiras podem ser lixadas e empilhadas, parafusadas para fazer obstáculos altos.

Tatame pode ser empilhado para fazer torres.

Espumas ou colchões devem ser forrados com tecidos macios.

Aqui vão dicas de onde você pode praticar essa modalidade. Essa atividade divertida pode ser praticada na garagem da sua casa, no quintal e pra quem mora em prédio, pode ser realizada dentro do apartamento utilizando os mobiliários como obstáculos. Lembre-se, é necessário cuidado e acompanhamento de um adulto para auxiliá-lo durante a realização das manobras corporais, mas preste muito atenção às condições de segurança do espaço destinado á realização da atividade.
Acesse o link abaixo e veja um exemplo de circuito antes de montar o seu.
(Parkour Kids level upa t the Gym)

Parkour Kids Level Up at the Gym – Canal Unparalleled Movement – YouTube

Mãos a obra! Faça uma adaptação com os materiais que conseguiu e construa seu percurso.

Atividade 02

Antes de qualquer coisa é preciso prestar bastante atenção quanto às orientações de segurança. Então vamos lá? Observe se no percurso não há buracos, pedras, desníveis acentuados e objetos pontiagudos, esses são exemplos de elementos que colocam risco a sua integridade física.

Agora é hora de movimentar-se, inicie a atividade aquecendo seu corpo explorando os elementos constitutivos do Parkour como correr e deslocar em várias direções (frente, trás, lateral, serpentina, ziguezague) exercícios de suspensão, equilíbrio, saltos (em distância e altura) rolamentos (frente, trás e lateral) pêndulos, rastejamento (frente, trás e lateral) utilizando os materiais que vocês construíram livremente.

Atividade 03

Criando o Parkour – Circuito de habilidades motoras

Pronto! Corpo aquecido, vamos experimentar movimentos específicos do Parckour explorando postos com obstáculos utilizando os materiais que você mesmo construiu? Para aumentar a diversão coloque música e movimente-se. Experimente as manobras corporais específicas do Parkour como (Correr, suspender, saltar de vários tipos, amortecer, dependurar e rastejar). Para aumentar o desafio, a cada 05 percursos, altere a disposição dos postos variando o circuito aumentando gradativamente a dificuldade do percurso.

Em caso de não houver espaço suficiente ou materiais, você pode movimentar em espaços pequenos, andando e executando as tarefas, usando sua própria imaginação e objeto um tanto mais acessível como: chinelos para saltos à distância, cabo de vassoura ou elásticos (para saltos em altura ou passagem por baixo), colchão (para rolamentos), cadeiras (passagem por baixo). O importante é se movimentar, mas com segurança!

Agora que vivenciou essa modalidade de aventura, não se esqueça de registrar no caderno de Educação física a experiência vivenciada durante a realização do circuito.

Saiba Mais | Referências:

Entrevista com David Belle (OSRAM 2006)

https://www.youtube.com/watch?v=YYwQLvIkQ88

O brincar e o Parkour

https://www.youtube.com/watch?v=1SjUSGO4_Sc

Free Running 2

https://www.youtube.com/watch?v=3NFZKxZpl3w&t=105s

Objeto de ConhecimentoPráticas corporais de aventura urbana e na natureza – Parkour – Conceito Valores Características básicas Fundamentos técnicos de segurança
Habilidades(EF67EF18) Experimentar e fruir diferentes práticas corporais de aventuras urbanas, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais; (EF67EF19) Identificar os riscos durante a realização de prática corporal de aventura urbana Parkour e planejar estratégias para sua superação.
Proponentes / Professores:Elaine Faria de Oliveira e Ariadne Lourenço dos Santos
Instituição Educacional:ESCOLA MUNICIPAL MARECHAL CASTELO BRANCO
CRE:CENTRAL

Ciclo da Adolescência – Turma H (8º ano) – Corpo, Expressão e Movimento