Olá, turma! Iremos trabalhar com resolução de problemas envolvendo adição e subtração, vamos começar discutindo e solucionando um problema junto com os colegas. Leia e pense como resolver.
Atividade 1
Leia o problema:
No zoológico de Goiânia, viviam 30 papagaios, 18 calopsitas, e 25 periquitos. No sábado pela manhã fugiram 3 papagaios, 2 calopsitas e 6 periquitos. Quantos pássaros viviam nesse zoológico antes da fuga? Você consegue calcular quantos pássaros ficaram no zoológico depois da fuga?
Respondam mentalmente:
Do que fala o problema?
O que aconteceu com os pássaros?
O que a primeira pergunta pede?
E a segunda pergunta?
Resolução:
30 + 18 + 25 =73 soma dos animais no zoológico
3 + 2 + 6 = 11 soma dos animais que fugiram
73 – 11 = 62 subtração dos animais que ficaram no zoológico
Atividade 2
Assistam o vídeo:
Atividade 3
Agora tente resolver sozinho:
a) Artur e Gabriel adoram colecionar figurinhas. Gabriel tinha 1.260 figurinhas. Artur tinha 1.890 a mais que Gabriel. Durante um jogo Artur ganhou 535 e perdeu 682 figurinhas. Gabriel perdeu 213 e ganhou 736 figurinhas. Com quantas figurinhas cada um ficou depois do jogo?
Artur e Gabriel possuem o mesmo número de figurinhas?
O que quer dizer a expressão “a mais” no problema?
O que aconteceu durante o jogo?
O que a pergunta está pedindo?
b) Um avião tem capacidade para transportar 140 passageiros, mas em determinado voo apenas 87 passageiros embarcaram. Nesse voo, quantos passageiros a mais seriam necessários para lotar o avião?
c) Uma creche, com crianças de 1 a 3 anos, tem 932 crianças matriculadas. Sendo que 203 tem 3 anos, 432 crianças tem 2 anos. Quantas crianças tem 1 ano?
d) Marcelo tem duas dívidas para pagar, uma de r$ 38,00 e outra de r$ 46,00. Se eu tenho r$ 70,00 quanto ainda preciso para terminar de pagar estas dívidas?
Saiba Mais | Referências:
Objeto (s) de Conhecimento(s) | Adição e subtração |
Habilidades | (EF04MA03) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. (EF04MA03-A)Ler e interpretar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado. (EF04MA03-B) Analisar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, identificando excesso ou falta de informações para resolução e reelaborar problemas com contextos diversos para desenvolver procedimentos variados de cálculo convencionais ou não, mental, por estimativa, entre outros. |
Proponentes/ Professores: | Divina Mendes Freire |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Solar Ville |
CRE: | Brasil de Ramos |
EAJA –Educação Financeira e Empreendedorismo – 2° Segmento – 7ª a 8ª séries