Oi pessoal! Vamos conhecer um pouco mais sobre números naturais? Os números estão por toda parte ao nosso redor e também aparecem em vários textos.
1° momento
Leia o texto com atenção.
… alguém que compreende as diferenças.
Você sabia que existem cães que são treinados para ajudar pessoas com deficiência visual a se locomover?
Você já ouviu falar que o cachorro é o melhor amigo do homem, não é verdade? Pois é, mas existem aqueles especialmente treinados para ajudar pessoas portadoras de deficiência visual. Esses são chamados de cães-guia. Vamos conhecer algumas curiosidades sobre eles.
De acordo com o Censo de 2010 (IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – é o principal provedor de informações geográficas e estatísticas do Brasil),um pouco mais de 6 milhões de brasileiros declararam ter grande dificuldade de enxergar e cerca de 530 mil não conseguem enxergar de modo algum
Nós sabemos que existem lugares que não aceitam a entrada de animais, nem mesmo de cachorros bem adestrados. Contudo, a Lei 11.126, de 27 de junho de 2005, garante o direito às pessoas portadoras de deficiência visual de ingressar e de permanecer em qualquer local juntamente com seu cão guia. Isso é válido para restaurantes, hotéis, shoppings, ônibus, táxis, avião etc.
2º momento
Agora acesse o vídeo e veja como o cão guia é importante na vida das pessoas que possuem deficiência visual.
O biólogo e repórter convidado Diego Sanchez mostra como é o dia a dia do cão-guia e como é o seu treinamento com a deficiente visual Thays Martines e seu fiel escudeiro Diesel.
3° momento
1. Reflita com sua família: se você encontrar um portador de necessidade visual sozinho tentando atravessar a rua. Qual seria a sua atitude?
2.Converse com seus familiares e veja se conhecem alguma pessoa com necessidades especiais. Na sua família existe alguém com alguma deficiência? Se existe, qual a deficiência? E quantos são?
Agora é a sua vez! Faça o registro no caderno.
3.Baseando nos anos de referências que aparecem no texto e na imagem, 2010, 2005, 2011 e 2019, como poderíamos decompor esses números?
Veja o exemplo:
1234= 1000+ 200+ 30+ 4
4. Podemos escrever os números de formas diferentes, escreva esses números que aparecem no texto, usando somente algarismos:
6 milhões
530 mil
4° momento
1. Juntamente com sua família vejam a pesquisa no link abaixo, sobre as principais causas de deficiências visuais, use os dados numéricos e no final faça um gráfico com as informações apresentadas na pesquisa.
http://www.portaldaoftalmologia.com.br/noticias/593-tipos-e-causas-de-deficiencia%20visual
Veja esse exemplo:
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Pesquisa de Informações Básicas Municipais. Rio de Janeiro: IBGE, 2011. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/perfilmunic/default.shtm. Acesso em: 20 mar. 2013.
2. Aproveitando o exemplo do gráfico acima, vamos escrever no caderno as informações básicas municipais em ordem crescente.
Saiba Mais | Referências:
Objeto de Conhecimento | Dados numéricos -Leitura, escrita e ordenação de números naturais de até seis ordens. – Gráfico. Cidadania e respeito as diferenças. – Os direitos dos deficientes visuais. |
Habilidades Matemática | (EF05MA01-A) Ler, escrever, comparar e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, com e sem a utilização de material manipulável. (EF05MA24-A) Ler e Interpretar dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos de colunas ou linhas, referentes a outras áreas do conhecimento ou a outros contextos, como saúde e trânsito, com ou sem planilha eletrônica. |
História | (EF05MA24-B) Produzir textos, descrever, com o objetivo de sintetizar conclusões a respeito dos dados estatísticos em tabelas e gráficos de colunas ou linhas, referentes a outras áreas do conhecimento ou a outros contextos, como saúde e trânsito. (EF05HI04) Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade, à pluralidade e aos direitos humanos. (EF05HI05) Associar o conceito de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades, compreendendo o como conquista histórica. (GO-EF05HI05-A) Entender o processo de luta e construção da cidadania como direito universal de todos os povos. |
Proponentes/ Professores: | Edineide da Cunha Rodrigues |
Instituição Educacional: | Escola municipal Santo Antônio. |
CRE: | Central |
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma E – 5º ano – Educação Financeira e Empreendedorismo