Olá crianças! Chegou a hora da história, vamos ouvir a historia “ Zungo Zunzungo” de Antônio Elias de França, será porque essa história tem esse nome?, vocês imaginam?
https://www.unicaleitura.com.br/2017/11/zungo-zunzungo-antonio-elias-de-franca.html?m=1
Agora que fizemos a leitura, você entendeu que os insetos estavam apenas brincando, ou seja, criando uma brincadeira. Vocês lembra da brincadeira.?- era um faz de conta. O que os insetos fizeram para organizar a brincadeira? Utilizou algum brinquedo?, Quem não gosta de brincar com os amigos. Para brincar temos que respeitar o próximo, sem ofender os colegas com palavras
e atitudes agressivas.
Atividade – 1
Vamos pensar em brincadeiras que podemos fazer ao ar livre? Pular-corda, elástico, corre cutia, ou podemos imaginar e criar, dentre outras. Escreva em uma folha as brincadeiras que você conhece e, se a brincadeira utiliza algum brinquedo.
Atividade – 2
Brincar é muito bom! Agora, vamos brincar com as palavras. As palavras que terminam iguais são conhecidas como rimas, possuem sons parecidos e costumam terminar com as mesmas letras, Iguais a estas, JOANINHA- ABELHINHA. Volte no texto “Zungo Zunzungo” e encontre as palavras que terminam com o mesmo som e fale em voz alta.
Atividade – 3
Agora você sabe que as palavras que rimam terminam com sons parecidos. JOANINHA, rima com quais outras palavras? Pense e registre.
Atividade – 4
Vamos brincar!! Jogo das rimas Agora que você já está dominando as rimas vamos brincar? As regras são assim: cada rodada o participante escolhe uma carta com uma figura e o nome dela escrito. Depois ele precisa encontrar o máximo de cartas que conseguir com as rimas que combinam com essa palavra. Esse jogo pode ser jogado online também com toda a família.
Saiba Mais |Referências:
Objeto de Conhecimento | . Os jogos e brincadeiras como forma de interação social e espacial • Compreensão em leitura • Consciência fonológica: consciência de palavras, consciência silábica; consciência fonêmica. • Semelhanças e diferenças dos sons das sílabas • Relação fonema e grafema |
Habilidades | (EF01GE02-D) Desenvolver noções de cooperação, respeito, justiça, solidariedade e autoestima nas brincadeiras vivenciadas. (GO-EF01HI05-B) Compreender que os brinquedos e brincadeiras são produzidos/criados em diferentes contextos, espaços e tempos, e forma artesanal e industrial. (EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (EF01LP19-D) Refletir sobre o sistema de escrita, observando as rimas (EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre os sons das sílabas iniciais, finais (EF01LP02) Escrever espontaneamente |
Proponentes/Professores: | Camila Rodrigues de Brito Vanilda Terezinha da Costa Xavier Vilma Regina de Azevedo Rosana Barbosa de Oliveira |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Solar Ville |
CRE: | Brasil Di Ramos |
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma A -1º ano – Experiências e Curiosidades