Oi! Vamos aprender a importância da literatura em nosso dia a dia e como podemos ler, ouvir e nos divertir ao mesmo tempo. Vamos seguir juntos nessa viagem dentro da literatura e de tudo que ela nos propicia?
Atividade 1:
Assista ao vídeo “A semente da honestidade”:
Após assistir ao vídeo reflita sobre a história e que mensagem ela quis nos passar. Se possível reconte a história a outras pessoas que convivem com você, para que elas também possam aprender sobre a importância da honestidade em nossa vida. Sugestão:
Faça uma ilustração da história, mostrando as partes que você achou mais interessante e lembre-se de nomear as personagens. Você poderá utilizar lápis de escrever, lápis de cor, canetinhas, giz de cera, caderno de desenho ou qualquer outro papel que você possa desenhar.
Atividade 2:
Acesse o link e leia a fábula: “A abelha e a formiga” – a honestidade.
Com muita diversão, vamos explorar novas experiências e mergulhar no mundo dos livros e suas histórias? Contos escritos e orais (tradição oral).
Sugestão 1
– Agora que teve contato com os contos e já ouviu outras histórias de seus familiares, que tal selecionar algumas e fazer um sarau (reunião com finalidade literária) de histórias? Depois poderá fazer uma pizza de contos. – Como assim, professora? Acho que posso te ajudar. Sabe aquelas caixas de pizzas? Pegue uma e vai colocando os contos que você ouviu e pesquisou até formar uma pizza, que são seis, sete, oito pedaços. Você decide. Caso não tenha a caixa, faça apenas os recortes dos contos em formato de pizza e cole os pedaços formando uma pizza de contos.
Sugestão 2
Um cabide como varal de poesias… Pegue um cabide faça uma decoração legal, à sua maneira e cole os contos narrativos (fábulas, crônicas, contos de fadas e outros…)
Atividade 3:
Narrativa musical (histórias que nos provocam uma ideia de continuidade, se utilizando de expressões, movimentos dos corpos ou objetos).
Clique no link abaixo e vamos ver, ouvir e brincar…
Saiba Mais/ Referências:
Objeto de Conhecimento | Leitura multissemiótica; Formação de leitor literário; Formas de composição de narrativas; Personagens, enredo, tempo e espaço; Identificação nas narrativas de: cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista de histórias narradas, foco narrativo; |
Habilidades | (EF15LP18) Relacionar textos com ilustrações e outros recursos gráficos (leitura multissemiótica). (EF15LP15-A/B/C) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade, incluindo a literatura goiana. (EF15LP02-C) Reconhecer o uso de recursos expressivos gráficos-visuais, como caixa alta, negrito itálico, caracteres especiais, fontes coloridas, sinais do texto, demonstrando compreensão global. (EF35LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais (contos, crônicas, peças teatrais, entre outros…) observando os elementos e a estrutura narrativa (enredo, tempo, espaço, personagens, narrador) e a construção do discurso indireto e discurso direto. (GO-EF35LP39) Recontar textos narrativos ficcionais após sua leitura e compreensão. (EF15LP10-C) Desenvolver o senso crítico, após escuta atenta, sobre assuntos discutidos e estudados em diferentes situações comunicativas. |
Proponentes/ Professores: | Ana Karla de Oliveira Luciane Moreira da Fonseca Magda Rissatti Martins |
Instituição Educacional: | Escola Municipal de Tempo Integral Zevera Andrea Vecci |
CRE | Maria Thomé Neto |
Ensino Fundamental -Ciclo da Infância – Turma E – 5º ano – Experiências e Curiosidades