You are currently viewing As operações na vida cotidiana

As operações na vida cotidiana

Olá! Hoje vamos aprender um pouco mais sobre as operações matemáticas de adição e subtração com sua vida cotidiana. E, vamos aprender como funciona, vamos lá?


Ah! , Chame a família para participar e assistam ao vídeo.

“Soma para crianças – Aprendendo a somar com Dinossauros – Matemáticas para crianças” Canal:Smile and Learn – Português – https://www.youtube.com/watch?v=prsJNR0Zbqg&feature=youtu.be

“Subtração para crianças – Aprendendo a subtrair com os dinossauros – Matemática para crianças” Canal:Smile and Learn – Português – https://www.youtube.com/watch?v=V0NVAh4Adxs&feature=youtu.be

Atividade 01-

De acordo com o vídeo do Dino, como chama o sinal que aparece nas árvores?

Atividade 02 –

Você sabe qual operação matemática presente, na primeira parte do vídeo do Dinossauro?

Atividade 03 –

Você se recorda da ideia principal da operação matemática presente no vídeo do Dinossauro?

Atividade 04 –

Se você compreendeu, vamos praticar um pouco mais?

  1. 2+1=
  2. 2+3=
  3. 5+3=
  4. 3+3=
  5. 4+5=
  6. 5+5=

Atividade 05

Fui ao Mcdonalds e pedi dois sanduíches, e logo, em seguida minha mãe pediu mais seis para levar aos meus irmãos e primos. Quantos sanduiches foram comprados?

Agora, vamos aprender um pouco mais com o Dino, na segunda parte (Subtração).

Atividade 06-

De acordo com o vídeo do Dino, como chama o sinal que aparece nas árvores?


Atividade 07–

Você sabe qual operação matemática presente, na segunda parte do vídeo do Dinossauro?


Atividade 08 –

Você se recorda da ideia principal da operação matemática
presente na segunda parte do vídeo do Dinossauro?
Atividade 04 – Se você compreendeu, vamos praticar um pouco mais?
a) 3 – 1=
b) 5 – 3=
c) 7 – 4=
d) 5 – 5=
e) 6 – 4=
f) 9 – 5=


Atividade 05 –

Dino foi na sorveteria e comprou nove sorvetes, e logo, em
seguida o Dino comeu três sorvetes. Quantos sorvetes sobraram?


Saiba Mais | Referências:

“MÚSICA DA SOMA 1+1=2 (ADIÇÃO) – CRIAR GALINHAS – CRIANÇAS INTELIGENTES – JP KIDS” Canal:JP Kids – https://www.youtube.com/watch?v=0x9AxY5gdJQ&feature=youtu.be

“Subtração para Crianças com número 1 – Subtrair por 1” Canal: ABC123 Alfabeto Português – https://www.youtube.com/watch?v=MDdYkqOL8ds&feature=youtu.be

“Quintal da Cultura – Subtração” Canal:Quintal da Cultura – https://www.youtube.com/watch?v=nkoNckjYumo&feature=youtu.be

Objeto de ConhecimentoLevantar os conhecimentos anteriores dos educandos sobre o tema proposto (adição e subtração).
Habilidades(EF03MA11-A) Compreender a ideia de igualdade para escrever diferentes sentenças de adições ou de subtrações de dois números naturais que resultem na mesma soma ou diferença. Exemplo: 2 + 3 = 5 e 5 = 2 + 3, equivalência na igualdade, ou 20 – 10 = 30 – 20 são subtrações diferentes com resultados iguais.(EF03MA11-B) Utilizar a relação de igualdade no desenvolvimento de estratégias pessoais para o cálculo de adições e subtrações de dois números naturais que resultem na mesmo soma ou diferença. Exemplo: 18 – 9 = 19 – 10 = 9.

Proponentes/ Professores:Cleidson Bandeira de SouzaKarine Pereira de SouzaMairane Borges de Campos Mendonça 
Instituição Educacional:Escola Municipal Alto do Vale
CRE:Maria Helena Bretas

 Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma C – 3º Ano Educação Financeira e Empreededorismo