Você já percebeu como o mundo está cheio de sons? Mas você já parou para pensar o que é o som? Som é tudo que nossos ouvidos podem ouvir. Tem os sons da cidade com os barulhos do trânsito, buzinas dos carros, pessoas conversando. Tem os sons da natureza (a chuva, o vento, os animais…). Tem também os sons dos instrumentos musicais. Os sons que nos cercam são expressões da vida, da energia e do universo em vibração e movimento. Experimente fechar os olhos e ficar atento aos sons que nos cercam. O silêncio é algo quase impossível! Os cientistas nos ensinam que o som é o resultado das vibrações das coisas. Tudo o que existe na natureza pode vibrar.
ATIVIDADE 1
Acompanhando o vídeo abaixo, você vai poder perceber que o ouvido humano é o responsável pelo nosso sentido auditivo. Veja como nosso aparelho auditivo funciona.
ATIVIDADE 2
Assista aos vídeos abaixo para entender como funcionam os efeitos da música aos estímulos cerebrais. Você já se perguntou o porquê da música ser tão importante na nossa sociedade? Com um propósito muito além de apenas entreter, a música pode ser usada também para auxiliar o controle da maneira como um indivíduo ou grupo pensam e interagem com a sociedade.
VÍDEO 1
VÍDEO 2
Vamos para a prática? Que tal expressar suas emoções em um desenho? Lembrando que os sentimentos podem ser negativos (tristeza, medo, raiva, desespero….) e positivos (felicidade, alegria, esperança …). Acesse também o link abaixo e ouça a música.
VÍDEO 3
ATIVIDADE 3
A – Agora que visualizamos compreendemos que a música e as artes plásticas tem um papel importante na expressão das emoções e na comunicação visual, que tal você recortar imagens de objetos, que pode ser encontrados em casa neste momento de isolamento e que tem formas geométricas como o triangulo, o quadrado, o círculo, o retângulo e o losango?
B – Escolha um refrão da música e crie um movimento corporal com alguém da sua família que possa expressar canção ilustrada. Registre em forma de vídeo.
Saiba Mais | Referências:
Objetos de Conhecimentos | Elementos da Linguagem: Os parâmetros sonoros |
Componente(s) Curricular(res) | Arte |
Habilidades | (GO-EF07AR20-A) Entender que a matéria-prima da música é o som e que este possui diferentes características. Conceituar os parâmetros do som: altura, duração, timbre e intensidade. (GO-EF07AR20-B) Perceber e classifcar os parâmetros do som, altura, duração, timbre e intensidade, por meio de práticas diversas, ampliando a apreciação e a percepção musical. |
Proponentes/ Professores | Marília Kanzog |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Geraldo de Aquino |
CRE: | Brasil de Ramos |
Ciclo da Adolescência – Turma I (9º ano) – Corpo, Expressão e Movimento