Nesta atividade o estudante assistirá vídeos que explicam a importância de se controlar um empreendimento, e também poderá simular um controle de despesas e receitas de um pequeno negócio, exercitando conceitos estatísticos.
Atividade 1
Acesse ao vídeo com “5 dicas para Gestão Financeira” e veja a importância de se ter controle do seu negócio.
Atividade 2
Mesmo para quem não tem um negócio é normal colocar em prática algumas estratégias para economizar em casa. Após assistir o vídeo, você consegue pensar em alguma dica extra para controlar gastos?
Atividade 3
Algo muito importante para os empreendedores é uma previsão de gastos e vendas. Para isso, utiliza-se como referência a média aritmética do que já foi vendido. A média é obtida somando todos os valores e dividindo-se o resultado pela quantidade de valores. Faça uma pesquisa e escreva em seu caderno como a média aritmética pode ser calculada. Se possível coloque alguns exemplos também.
Atividade 4
Agora é sua vez de calcular a média. Veja as tabelas de receitas e despesas mensais de uma lanchonete:
Imagine que para o mês de junho as Receitas e Despesas serão valores próximos à média aritmética dos valores dos meses anteriores. Quais seriam esse valor?
Componente: | Matemática |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAMA0609) Interpretar, resolver e elaborar situações-problema com adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação de números racionais, compreendendo a relação entre elas e suas propriedades operatórias em situações diversas. (EAJAMA0634) Compreender, em contextos diversos, o significado de média estatística (aritmética e ponderada) como indicador da tendência central de uma pesquisa, calcular seu valor e relacioná-lo, intuitivamente, com a amplitude do conjunto de dados. |
EAJA – Educação Financeira e Empreendedorismo – 2° Segmento – 6ª série