O TEMPO PERGUNTOU PRO TEMPO
QUANTO TEMPO O TEMPO TEM.
O TEMPO RESPONDEU PRO TEMPO
QUE O TEMPO TEM TANTO TEMPO
QUANTO TEMPO O TEMPO TEM.
Domínio público
QUANTO TEMPO O TEMPO TEM?
Temos um bom tempo para diversão, alegria e aprendizado!
Chame todos da sua casa e vamos embarcar nessa onda do conhecimento.
Hoje vamos falar sobre a marcação do tempo ao longo do dia e da importância de se ter uma rotina.
Se você organizar bem o seu dia, terá tempo de sobra para tudo que precisa fazer e ainda sobrar espaço para brincar e se divertir!
É muito importante fazer da organização um hábito.
E hábitos são construídos com o passar do tempo.
Se desde criança você desenvolver bons hábitos e boas atitudes, quando se tornar adulto essas questões serão tratadas de forma mais tranquila.
Organize seu espaço de estudo, o quarto onde você dorme,
seus brinquedos…
SUA ROTINA
Para conseguir se organizar direitinho é importante saber marcar as horas, os minutos e até os segundos.
Você não sabe olhar as horas em relógios analógicos?
Fique tranquilo!
A Professora Alessandra Freitas preparou uma explicação bem legal sobre esse assunto. Vamos ver o que ela tem para nos contar?
A Professora Alessandra explicou que o dia tem vinte e quatro horas.
Disse também que, por volta das 5 horas da manhã começa a clarear.
MAS…..
Que horas você acorda?
Nesse período de pandemia você não está indo para a escola. Certo?
Então o que você faz entre cinco horas da manhã e o meio dia?
Já pensou nisso?
Não?
Pense comigo!
De 5 horas da manhã até o meio dia são 7 horas.
Muito tempo, não é mesmo!
Agora vamos pensar mais um pouquinho em nosso dia…
Vimos nas explicações da Professora Alessandra que, por volta das 18 horas, começa a escurecer novamente.
Então, de meio dia até as 18 horas temos mais 6 horas.
Ai, ai, ai, ai…. São muitas horas!
Vamos pensar em organizar nosso tempo?
Então vamos lá!
Convide alguém da sua casa e construa seu próprio relógio observando tudo que foi ensinado:
Tem que ter 3 ponteiros: um para marcar as horas, outro para marcar os minutos e outro para marcar os segundos.
Tem que ter os números de 1 a 12, lembrando que, para completar as 24 horas o relógio dá 2 voltas.
Lembra que no programa passado falamos do calendário?
Que ele marca os anos, meses, dias da semana e do mês?
Agora você pode organizar seus horários e dias da semana.
Vamos lá!
MATEMÁTICA ESTÁ EM TUDO!
Inclusive da gestão do nosso tempo.
Como já dissemos ela nos acompanha desde a hora que acordamos até a hora que vamos dormir.
Veja só alguns exemplos de números em nosso relógio:
O dia tem 24 horas
Cada hora tem 60 minutos
Cada minuto tem 60 segundos
Para conseguir olhar as horas no relógio analógico, você precisa saber contar de 5 em cinto até 60. Vamos treinar?
5, 10, 15, 20, 25, 30, 35, 40, 45, 50, 55,60.
Precisa contar também de 10 em 10 até 60, olhe só:
10, 20, 30, 40, 50, 60.
É hora do desafio!
Quantos minutos tem um dia?
Quantos segundos ltem uma hora?
Quantas horas tem uma semana?
VAmos para outro desafio!
Fala bem rápido e sem errar…
CACÁ QUER CAQUI…
Esse desafio é pra lá de complicado!
Eu conheço alguém que é fera em trava-língua.
Vou chamar o Rodrigo do canal MA ME MI MO MUSICA para resolver essa parada!
Componente | Habilidade |
Matemática | (EF01MA17-D) Esquematizar, por meio de tabelas com ilustrações, desenhos e pequenos textos, as atividades que são desenvolvidas em cada período do dia. (EF01MA17-F) Relacionar a sucessão do tempo com o movimento da Terra, associando por meio de desenhos, ilustrações e pequenos textos, a posição do Sol no início da manhã, ao meio dia e no final da tarde, indo de leste a oeste, com a sucessão das horas do dia, utilizando tecnologias digitais, quando necessário. (EF02MA19-B) Reconhecer unidades distintas de medida de tempo, como dias, meses, anos, horas, minutos, e instrumentos diversos de medida e marcação temporal, relógios digitais e/ou analógicos. |
Ensino Fundamental – Ciclo da infância – Educação Financeira e Empreendedorismo – 1º ano
Assista o vídeo abaixo e tenha acesso ao conteúdo completo dessa atividade: