Aposto que você já utilizou a água em seu cotidiano hoje. Ela é um elemento essencial à vida. Portanto, para compreender como ela chega ao seu copo, vamos realizar algumas atividades?
ATIVIDADE 1
Você agora está convidado a viajar conosco nesse complexo ciclo da água, clique no link a seguir e assista ao vídeo: “Água: Ciclo da água”
Preste muita a atenção nos conceitos apresentados, e em como o ciclo da água interfere em sua vida. Se desejar convide um familiar para assistir ao vídeo.
Observe o folder a baixo. Ele apresenta a água como fator principal de muitos pontos turísticos. Além de ser um elemento essencial a vida, a água nos proporciona momentos de lazer. Pensando nisso, escreva uma carta a um amigo e conte a ele, em quais momentos de sua vida a água se tornou muito especial.
Já dizia Dom Quixote (Personagem de Miguel de Servantes) “Quem canta seus males espanta”
Então vamos ouvir essa linda música e refletir?!!!
Link: https://www.letras.mus.br/guilherme-arantes/46315/
Após ter ouvido a música, e acompanhado a letra, observe que as palavras sublinhadas se referem aos conceitos abordados no ciclo da água. Pensando nisso transcreva as palavras sublinhadas e busque compreender seu significado.
Depois de entendermos a total importância da água em nossas vidas, agora é o momento de compreendermos como nós influenciamos na qualidade dessa água.
Assista ao vídeo abaixo com algumas explicações sobre:
Agora que você já conhece os tipos de poluição que afetam a água, vamos elaborar um mapa mental com as palavras chaves que envolvem esse processo. Observe o exemplo de mapa mental a seguir:
ATIVIDADE 2
Agora vamos interpretar uma charge e refletir sobre nossas ações? A charge a seguir, mostra de forma cômica a poluição dos rios. A partir disso construa três frases que expressem como você pode fazer para reduzir a poluição da água.
SAIBA MAIS:
Conheça também alguns sites que trabalham a importância
da água clique nos links a seguir.
https://www.todamateria.com.br/a-importancia-da-agua/
Componente(s) Curricular(res) | Ciências da Natureza |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | EAJACI0302) Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água e explicar o ciclo hidrológico com ênfase no cerrado. (EAJACI0303) Reconhecer que as ações dos seres humanos interferem no ciclo hidrológico e compartilhar reflexões para a conservação da água em casa, na escola e no trabalho. (EAJACI0305) Argumentar que a água faz parte do ambiente e é um recurso renovável. (EAJACI0309) Propor formas sustentáveis de utilização da água e de outros materiais (minerais, plásticos, papel, madeira, etc.) para a manutenção desses recursos. |
Componente(s) Curricular(res) | Geografia |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAGE0315) Analisar e investigar os usos dos recursos naturais, principalmente de água potável e os impactos e consequências do seu mau uso. (EAJAGE0216) Perceber os diferentes espaços da hidrosfera, a sua importância e os impactos socioambientais gerados pelo seu uso. |
Professor: | Sandra Silva Messias |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Osterno Potenciano e Silva |