Você sabia que a cidade de Goiânia já foi diferente do que é hoje? Um pouco dessa história está registrada na cidade por meio de monumentos históricos. Os monumentos históricos fazem parte do nosso patrimônio e ajudam a contar um pouco da nossa história. Você também faz parte dessa história.
Vamos entender como?
Olá! Hoje você irá conhecer um pouco da história de Goiânia e a importância de seus monumentos.
Assista ao vídeo: As aventuras de Pedro: O que é Patrimônio – e conheça um pouco sobre o que é patrimônio e depois leia o texto com o auxílio de um responsável:
Monumentos históricos de Goiânia
Os monumentos históricos da cidade de Goiânia são construções que homenageiam pessoas ou acontecimentos importantes para a história de uma cidade, eles nos ajudam a conhecer e contar a história da construção da cidade, história essa, da qual todos nós fazemos parte. Os monumentos são patrimônios que nos ajudam a preservar a história de Goiânia e estão por toda a cidade. Você já deve ter visto alguns.
Mesmo se você nasceu em outra cidade, e hoje mora em Goiânia, a cidade agora faz parte da sua história. Por isso é importante conhecê-la e compreender a importância de preservar os monumentos históricos encontrados aqui.
Os monumentos estão em lugares de grande circulação de pessoas na cidade, para que todos possam vê-los. Você consegue se lembrar de algum? Próximo à sua casa existe algum monumento histórico? Qual?
Por contar um pouco da nossa história e da nossa cidade, devemos preservá-los, assim as futuras gerações também poderão conhecer um pouco mais de nossa história. O local onde estão localizados, a preservação ou abandono e a época em que foram construídos, nos dão pistas do valor que a sociedade e o poder público dão à história. Os monumentos históricos fazem parte do nosso patrimônio e perpetuam nossa história, por isso devemos conhecer e valorizá-los.
Fonte: Autoria própria
Após ler o texto e assistir ao vídeo pesquise os registros fotográficos que você ou seus conhecidos possuem. A fotografia, também é uma fonte histórica e te ajudará a observar a passagem do tempo. Se você não encontrar nenhuma fotografia pessoal, poderá pesquisar em revistas, jornais, sites, imagens desses monumentos históricos de Goiânia.
Agora realize as atividades a seguir:
Atividade 1
Veja através das imagens abaixo as mudanças que ocorreram ao longo dos anos em torno de um monumento histórico de Goiânia:
Agora pesquise no seu álbum de família se você, sua família ou algum conhecido, possui fotos em algum monumento de Goiânia, converse com seus pais, avós, tios, primas, vizinhos e amigos.
Se você tem, ou mais alguma outra pessoa que te ajudou na pesquisa, também tem fotos nesses lugares, ou encontrou imagens deles observe-as com atenção e responda em seu caderno:
- O que esses monumentos representam?
- Onde estão localizados? É próximo da sua casa?
- As fotos foram tiradas no mesmo ano? Se você tem fotos tiradas em anos diferentes, a cidade permanece a mesma?
- A(s) foto(s) foi/foram tirada(s) com uma câmera ou celular?
Atividade 2
Agora que você já sabe o que é um patrimônio e sua relação com os monumentos históricos de Goiânia, conheça um pouco mais sobre os tipos de patrimônio e a importância de preservá-los assistindo ao vídeo:
Os monumentos históricos são patrimônios materiais que nos ajudam a compreender o passado e o presente de nossa cidade, e assim preservam nossa história.
Ajudar a cuidar do nosso patrimônio é uma atitude de cidadania. Você é um cidadão que pertence a essa cidade, e como tal tem direitos e deveres. Já pensou nisso?
Converse com seus responsáveis sobre esse assunto:
- Você conhece algum monumento histórico de Goiânia? Sabe onde ficam? São bonitos ou feios? Qual o estado de conservação dos mesmos? O que podemos fazer para preservá-los?
- Existem pessoas representadas nos monumentos? Quem são? Como contribuíram para a construção de Goiânia?
- Os monumentos sempre estiveram no mesmo lugar, ou mudaram?
Nesta aula de hoje você aprendeu um pouco sobre o que é patrimônio cultural e patrimônio natural. Conheceu também um pouco mais sobre os monumentos históricos importantes para a história da nossa cidade e como podemos contribuir para sua preservação. Agora você pode pesquisar mais sobre o assunto e conversar com seus responsáveis sobre esse tema interessante.
Saiba Mais | Referências:
Objeto de Conhecimento | -Formas de registrar e narrar histórias (marcos de memória materiais e imateriais); – Fontes e documentos históricos; -As fontes: relatos orais, objetos, imagens (pinturas, fotografias, vídeos), músicas, escrita, tecnologias digitais de informação e comunicação e inscrições nas paredes, ruas e espaços sociais. |
Habilidades | (EF02HI04-A) Entender que relatos orais, objetos e documentos pessoais são tipos de fontes históricas. (EF02HI04-B) Compreender o significado e a função de relatos orais, objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário. (EF02HI04-C) Entender a importância do uso dessas fontes para a compreensão histórica. (EF02HI04-D) Compreender o significado de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário. (GO-EF02HI05-B) Reconhecer e valorizar seu pertencimento como sujeito, os marcos de memória de sua comunidade, reconhecendo a diversidade etnicorracial, cultural e religiosa, na construção da sua identidade. (GO-EF02HI06-A) Compreender a noção de tempo cronológico e periodizações em registro de fotos, documentos, depoimentos, entrevistas, bem como o tempo das durações, da sucessão, antes e depois, da simultaneidade, ao mesmo tempo, das mudanças e das permanências, transformações. |
Proponentes/ Professores: | Andreia Ferreira Campos Cristiane Marise Silva Negreiros Elen Glauciene Silva Juliana Gomes da Silva de Melo |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Professor Aristoclides Teixeira |
CRE: | Unidade Regional Maria Helena Bretas |