Você sabia que o que a gente costuma chamar de lixo, na verdade chamam-se “resíduos sólidos”?
Isso porque a maioria do material que descartamos pode ser reaproveitado ou reciclado. Quando este material não é possível de ser reaproveitado o chamamos de “rejeito”, como por exemplo, o lixo descartado do banheiro, que não pode ser reaproveitado e por isso é rejeitado. E que Coleta Seletiva é hoje a principal forma de identificar e separar os tipos de resíduos produzidos em nossas casas, escolas, hospitais, comércios e indústrias?
Numa média geral, por ano cada brasileiro produz 400 kg do que chamamos de lixo e apenas 12 kg são reciclados! E desses 12 kg, 11 são coletados por catadores de matérias reciclados! Muito pouco não é mesmo? Esse dado faz a gente pensar o que acontece com esses 388 kg que não são reciclados ou reutilizados. Para onde será que são levados?
Vamos saber sobre iniciativas sociais que visam não só o bem estar da sociedade em geral, mas de comunidades específicas que “cuidam” da cidade e que muitas vezes são invisíveis para a maioria das pessoas. Vamos saber um pouquinho mais sobre isso?
O que muita gente pensa é que jogar lixo fora é simplesmente jogar num lugar longe das cidades, nos chamados lixões.
No lixão, os resíduos sólidos são depositados a céu aberto. Os lixões são vazadouros a céu aberto, que não fornecem nenhum tratamento para o lixo, que fica amontoado num espaço, e resulta em contaminação da água, do solo, do ar. Além de atrair diversos animais vetores das mais diversas doenças. O lixo produzido deve ter como destino os aterros. Existe o aterro sanitário que é um local destinado à decomposição final de resíduos sólidos gerados pela atividade humana.
No município de Goiânia temos um aterro sanitário que fica no quilômetro 3 da rodovia estadual GO-060, na saída para o município de Trindade. Fundado em 1993. Em nossa cidade existe o Programa Goiânia Coleta Seletiva desde o ano de 2008, que é uma política pública para os resíduos sólidos.
Coleta seletiva é o recolhimento dos materiais recicláveis, como já vimos, são: os diversos tipos de papeis, plásticos, metais e vidros. Materiais que não devem ser misturados no lixo comum de sua residência ou local de trabalho. Os recicláveis devem ser encaminhados de maneira correta para o reaproveitamento e/ou reciclagem por meio de veículo específico, em dia e horário pré-definidos. Assista o vídeo abaixo para melhor entender que nos acostumamos a comprar muito mais do que precisamos, e consumir de forma desenfreada já virou hábito.
Fica a mensagem: “Recicle seus hábitos e mude suas atitudes”
Atividade 1
Após a leitura, no seu caderno, anote e responda as seguintes perguntas:
1) Qual órgão da prefeitura é responsável pela coleta seletiva em Goiânia?
2) Atualmente os resíduos coletados pelo caminhão da coleta seletiva são direcionados para qual lugar?
3) Você conhece o aterro sanitário de Goiânia? Pesquisa na internet imagens sobre este aterro e responda:
a) Qual tipo de resíduo é direcionado ao aterro sanitário?
b) Onde fica o aterro sanitário de Goiânia?
4. Quais os dias o caminhão da Coleta Seletiva, passa no seu bairro. Anote também essa informação no seu caderno.
Atividade 2
A gestão dos resíduos sólidos produzidos nas cidades é motivo de preocupação mundial e responsabilidade de todos. Por conta disso a tecnologia tem sido uma aliada para resolver este problema. Atualmente existem muitos aplicativos que ajudam nessa gestão.
Em Goiânia, também existe um aplicativo neste sentido, o Prefeitura 24h, que oferece à população serviços de coleta de lixo, descarte irregular de entulho, limpeza de boca de lobo, dentre outros serviços urbanos.
E você, tem alguma ideia de aplicativo que pode ajudar a resolver a questão do lixo em seu bairro ou cidade?
Pesquise sobre o assunto e faça anotações em seu caderno.
Depois do que você aprendeu hoje, não dá mais para produzir lixo sem pensar para onde ele vai, não é mesmo?
EAJA – Experiências e Curiosidades
Componentes | Objetos de Conhecimento/ Conteúdos | Habilidades |
Ciências da Natureza | Consumo consciente Práticas de descarte de materiais Preservação ambiental | (EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente. (GO-EF01CI11) Identificar as práticas cotidianas de descarte dos materiais na escola, em casa, no bairro e em seu município, relacionando-as à conservação do ambiente e profilaxia de doenças. |
Arte Artes Visuais | Processos de Criação: Criação e a ressignificação em artes visuais | (GO-EF01AR05) Experimentar a criação e a ressignificação em artes visuais, explorando diferentes espaços da instituição escolar e da comunidade, sentindo-se pertencente a esses espaços, respeitando os contextos afetivos e sociais de modo individual, coletivo e colaborativo. |
Arte Artes Visuais | Matrizes Estéticas e Culturais | (GO-EF04AR03-A) Conhecer, reconhecer, analisar e valorizar a influência das distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas locais, regionais, nacionais e universais, bem como produzir artisticamente, a partir das obras dos artistas estudados, relacionando-os aos contextos pessoais e sociais presentes na vida cotidiana, de forma reflexiva e investigativa. |
Geografia | Uso e ocupação do solo Impactos socioambientais | (EF02GE11-A) Reconhecer a importância do solo e os impactos ambientais decorrentes dos seus diversos usos, como lavoura, pecuária, mineração, construções, lixões e aterros. |