Olá! Você sabia que a água é extremamente importante para a vida de todas as espécies? Sendo responsável pelo transporte de nutrientes, considerada regulador de temperatura corporal, entre outros fatores? Porém, apesar de todos os benefícios proporcionados pela água, o homem tem modificado drasticamente a qualidade desse recurso natural. E algumas dessas modificações não podem ser desfeitas.
Atividade 1:
Assista ao vídeo:
Atividade 2:
Essas mudanças que acontecem na água são chamadas de reversíveis. Pesquise sobre o tema. Para tanto, peça ajuda a uma pessoa adulta.
Atividade 3:
Assista ao vídeo:
Atividade 4:
O vídeo que você acabou de ver também fala de mudanças na água. Sabendo disso, faça um pequeno texto comparando o que foi mostrado nos vídeos da Atividade 1 e da Atividade 3.
Atividade 5:
E já que estamos falando em água, que tal assistir o vídeo abaixo:
Atividade 6
Que tal um desafio! Peça a ajuda de sua família, conversem sobre o vídeo acima, em seguida faça sua própria história em quadrinhos. Você poderá criar seus próprios personagens (humanos ou animais).
Para criar a sua história não esqueça:
- De observar no vídeo os recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias);
- Dos sinais de pontuação.
- Depois que a história estiver pronta, mostre para alguém que não assistiu ao vídeo e confira se ele/ela entenderá a sua mensagem.
Vamos lá, mãos à obra! Mostre que você se preocupa com a água do nosso planeta!
Saiba Mais | Referências:
Objeto de Conhecimento | Recursos hídricos naturais necessários à sobrevivência da humanidade.Mudanças no estado físico e químico da água.Relação entre imagens e palavras em histórias em quadrinhos e tirinhas.Identificação da ideia central. |
Componentes Curriculares | Ciências da Natureza e Língua Portuguesa |
Habilidades | CIÊNCIAS(EF04CI03) Concluir que algumas mudanças causadas por aquecimento ou resfriamento são reversíveis (como as mudanças de estado físico da água) e outras são irreversíveis (como o cozimento do ovo, a queima do papel etc.) LÍNGUA PORTUGUESA(EF15LP14) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, entre outros gêneros, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias). (EF15LP10-C) Desenvolver o senso crítico, após escuta atenta, sobre assuntos discutidos e estudados em diferentes situações comunicativas. |
Proponentes/ Professores: | Brígida Marciano de Faria Clécio Mendes de Carvalho |
Instituição Educacional: | Escola Municipal D. Angelina Pucci Limongi |
CRE: | Brasil Di Ramos Caiado |
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma – D – 4º ano – Educação Ambiental e Saúde