Olá! Você sabe que o corpo humano é formado por diversas partes?
A pele, os músculos, os nervos, os órgãos, os ossos são algumas delas. Todos trabalham de maneira sincronizada para garantir o bom funcionamento do corpo.
Na atividade de hoje você descobrirá informações interessantes relacionadas ao corpo humano que vão desde a sua estrutura até os sons produzidos por ele.
Além disso você verificará a relação uma parte do corpo humano com o sistema de numeração que você utiliza.
Atividade 1
O corpo pode ser considerado o primeiro instrumento musical. Você sente a presença do ritmo na batida do coração, na respiração ou ao caminhar. Através da voz, das palmas, dos movimentos com a língua, lábios e com outras partes do corpo, são reconhecidos inúmeros timbres e produzidos diversas melodias e ritmos.
Assista ao VÍDEO 1 e veja como o grupo “barbatuques” utiliza os sons corporais para fazer música.
Atividade 2
Agora que você conheceu algumas possibilidades de produção musical utilizando sons corporais, chegou a sua vez de experimentar! Você conhece o forró? O baião é um dos ritmos do forró! No VÍDEO 2, aprenda como a base do baião é fácil e pratique.
Atividade 3
Você aprendeu o básico do ritmo baião e o desafio agora é ainda maior. Tente fazer o baião de uma forma um pouco mais elaborada, como o professor Marcelo apresenta NO VÍDEO 3. Exercite!
Agora que você conheceu a origem do termo forró e um dos ritmos básicos dessa festa (o baião), registre em seu caderno de “Arte” o que você conseguiu assimilar sobre o assunto, respondendo as seguintes questões:
a) Quais as origens do termo “forró”?
b) Quais os principais ritmos que fazem parte do forró?
Atividade 4
Quando você canta, dança, pula e corre, tudo ao mesmo tempo ou separadamente num ritmo intenso, como fica o seu coração e o seu pulmão? Fica a mil, não é verdade? O coração acelera e a respiração fica ofegante.
No VÍDEO 4 você aprenderá um pouco mais sobre os sistemas do seu corpo que esses dois órgãos importantes pertencem: o respiratório e o circulatório. Mas antes de começar, relaxe e respire fundo.
Depois de assistir ao VÍDEO 4, responda as seguintes questões em seu caderno:
a) Inspiração e expiração são movimentos respiratórios realizados, respectivamente, para entrada e saída de ar do nosso corpo. A inspiração é causada pela contração de qual músculo do sistema respiratório?
b) Qual é o órgão muscular presente nos humanos e em outros animais que bombeia o sangue através dos vasos sanguíneos do sistema circulatório? E como ele é dividido?
Saiba Mais | Referências
(“Fazendo musica com #08 – Corpo” – Canal Marcus Vieira – Youtube)
Componentes Curriculares | Arte (música) e Ciências Naturais |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAAR0668) Apreciar, expressar e interpretar improvisações, composições musicais entre outros, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos musicais. (EAJAAR0671) Expressar ideias através de vozes, sons corporais e/ou instrumentos acústicos ou eletrônicos. (EAJACI0513) Conhecer os níveis de organização – célula, tecido, órgão e sistema – do organismo e entender a ligação dessas estruturas para o desempenho das funções orgânicas. |
Professores | JOSÉ ANTONIO SILVA CECILLIA ALVES PEREIRA NIELSON HONÓRIO CAIRES |
Coordenador (a) Curador (a) | ELAINE FERREIRA PARANHOS |
Instituição Educacional | E.M JOÃO BRAZ/E.M. CLEONICE M. WOLNEY |
CRE | BRETAS |
EAJA –Corpo, Expressão e Movimento – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries