Olá! Vocês já ouviram falar de recursos hídrico? Esses “recursos” são águas superficiais ou subterrâneas disponíveis para qualquer tipo de uso. E esse recurso, apesar de renovável, consumimos mais do ele consegue se renovar, causando a falta de água doce principalmente nos grandes centros urbanos. Será que estamos fazendo nossa parte em preservar a água? Vamos então falar um pouco sobre o assunto?
ATIVIDADE 1
Assista ao vídeo “O USO RACIONAL DA ÁGUA”, disponível em:
– O que você faz no seu dia a dia para economizar água?
– Após assistir o vídeo “O Uso Racional da Água”, procure reportagens, imagens, gravuras, charges, textos, frases ou desenhe algo que retrate o desperdício da água no nosso planeta.
ATIVIDADE 2
Assista ao vídeo “A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA”, disponível em:
– Após assistir o vídeo “A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA” leia o texto abaixo:
Utilizamos a água para muitas atividades do nosso cotidiano. Entre ela: higiene pessoal, escovar dentes, banhar, beber, lavar louça, casa, roupas… como também na plantação, criação de gado e outros animais.
Precisamos aprender a fazer o uso racional da água, ou seja, usar somente o necessário, sem desperdício. Precisamos preservar as nascentes não desmatando, principalmente as matas ciliares, que protegem os rios, córregos e nascentes. Não poluir as águas e zelar pelo meio ambiente de modo geral.
– Faça uma lista de atividades na qual você utiliza a água durante seu dia. Do acordar ao se deitar.
– Produza um pequeno texto usando as palavras chaves: água, racional, mata ciliar e nascentes.
ATIVIDADE 3
ECONOMIZE ÁGUA
A água é considerada um recurso renovável devido à sua capacidade de se recompor em quantidade, principalmente pelas chuvas, e por sua capacidade de absorver poluentes. Porém, é um recurso limitado pelo uso no que diz respeito a sua quantidade disponível e a sua qualidade. Nesse sentido, seu uso deve ser racional, responsável e consciente, afinal nos últimos anos a população tem crescido significativamente, e consequentemente aumentou-se o consumo de água. Esse acréscimo, aliado ao uso desordenado desse recurso tão importante para a vida humana, causa impactos negativos ao meio ambiente.
Algumas situações de desperdício da água no nosso dia a dia são: deixar a torneira pingando ou vazando, escovar os dentes ou fazer a barba com a torneira aberta, banhos demorados, lavar o carro ou a calçada com mangueira, entre outras situações. Assim, com medidas muito simples e viáveis podemos preservar nossa água, um bem fundamental à existência dos seres vivos.
ATIVIDADE 4
– As imagens a seguir retratam duas situações. Figura 1: Mata ciliar preservada. Figura 2: Mata ciliar totalmente destruída pela ação humana. Quais as diferenças você percebeu entre as imagens?
Componente Curricular: | Ciências Naturais / Língua Português |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EAJACI0213) Compreender o que são recursos hídricos e relacionar a importância da conservação dos mananciais para a manutenção e equilíbrio da vida no planeta (mata ciliar). (EAJALP0231) Ler gêneros multissemióticos reconhecendo suas linguagens. (EAJALP0247) Produzir texto de forma autônoma, considerando o tema e a linguagem adequada ao gênero textual. |
Professora: | Rosana de Souza Rezende |
Instituição Educacional: | E. M. Professora Marília Carneiro Azevedo Dias |
EAJA – Educação Ambiental e Saúde – 1º Segmento – 2ª Série