Olá, caro estudante!
Você sabe o que é Raiz?
Creio que sim. Toda árvore grande e bonita começou como semente…
E o que garante que ela seja bela e continue de pé são as suas raízes.
Assim como uma árvore, um país também tem raízes.
Falamos de nossas raízes enquanto processo histórico, ou seja, dos povos que ajudaram a formar esse belo povo e nossa maravilhosa cultura.
Nessa atividade, vamos falar sobre nossas heranças ancestrais, os primeiros povos dessa terra: os povos indígenas.
Vamos ver uma animação, construída pelo Canal Enraizando, de Santa Catarina.
É, de fato devemos muito aos povos originários. Foram e são de grande importância para o Brasil. Podemos lembrar de uma frase do Jamaicano Honorável Marcus Garvey:
“Um povo sem o conhecimento da sua história, origem e cultura é como uma árvore sem raízes”.
Atividades
1. Sabemos um pouco de História do Brasil e sabemos que os indígenas e os africanos trouxeram um grande legado para nossa formação, que tal pensar sobre a origem da sua família? De onde vieram seus ancestrais?
2. Por que hoje você tem esse nome e sobrenome e por que mora nessa cidade, nesse bairro?
3. Chame os seus familiares e use as suas próprias palavras para recontar novamente a história do vídeo “Os Indígenas – Raízes do Brasil”.
Seja criativo(a)!
Lembre-se: conhecer você é importante para aprender a história do restante do mundo.
Componentes: | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
História | (EF03HI03) Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes. |
Língua Portuguesa | (EF15LP19-C) Recontar, a partir de textos originais e integrais, escritos em registro literário, em situações comunicativas específicas para a contação de histórias, como rodas com familiares e /ou colegas, saraus. (EF15LP10-C) Desenvolver o senso crítico, após escuta atenta, sobre assuntos discutidos e estudados em diferentes situações comunicativas. |
Ciclo da Infância – Ética e Cidadania