Olá!! Hoje vamos aprender sobre alimentação saudável. Você sabia que através de boas escolhas podemos montar um prato saudável?
Atividade 1:
Por que ter uma alimentação saudável?
É uma questão de sobrevivência. Para estar bem nutridos, devemos consumir alimentos variados de boas qualidades, apropriadas. Sem isso, nosso corpo não desenvolve. Para evitar a desnutrição, anemia, obesidade, deficiência de vitamina A (que pode causar cegueira e infecção). São os alimentos que oferecem a energia de que necessitamos para raciocinar, crescer e para realizar atividades físicas. Para gastar na hora das brincadeiras para conversar, pular, ter disposição.
Após ler o texto acima faça uma reflexão sobre que alimentos costumam comer nas principais refeições diárias. Lembre-se que muitos podem ter alimentação diferente, já que o cardápio varia de acordo com cada região, as características climáticas e os hábitos alimentares da população.
Atividade 2
Agora que você compreendeu o quanto os alimentos saudáveis são importantes para a nossa saúde, vamos aprender a identificar os diferentes tipos de alimentos:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pir%C3%A2mide_alimentar
Na imagem a seguir você vai conhecer os outros grupos que formam a pirâmide alimentar.
Responda:
O que é e para que serve uma pirâmide alimentar?
Como se divide uma pirâmide alimentar?
Pesquise imagens de alimentos dos principais grupos da pirâmide alimentar e cole no seu caderno para compartilhar com seus familiares refletindo sobre a quantidade de alimentos adequados de uma refeição saudável.
Atividade 3:
Assista ao vídeo de Thiaguinho o Aventureiro falando sobre os benefícios da Alimentação Saudável:
Atividade 4:
Após assistir o vídeo e fazer uma reflexão com seus familiares, faça uma lista no caderno de alimentos de forma adequada contendo atitudes saudáveis e o fornecimento de nutrientes que o nosso organismo necessita.
Saiba Mais | Referências:
Objeto de conhecimento | Diversidade dos alimentos/Hábitos alimentares |
Habilidades | (EF05CI08) Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares(nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo.(GO-EF05AR04-A) Reconhecer, distinguir, explorar e empregar diferentes formas de expressão artística em criações autorais, tais como: desenhos, croquis, maquetes, pinturas, gravuras, colagens,HQ, dobraduras, esculturas, modelagens, instalações, vídeos, fotografias, performances, grafite, fazendo uso sustentável de materiais, suportes, objetos, ferramentas, instrumentos, recursos,técnicas convencionais e não convencionais, como componentes fundamentais para ampliar as experiências artísticas e o repertorio imagético, estético e sensível nas produções em contexto,estabelecendo relações e diálogos com o processo de construção de uma identidade artística. |
Proponentes/ Professores: | Kelen, Magna, Silvia e Rodolph. |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Laurindo Sobreira do Amaral |
CRE: | Jarbas Jayme |
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma E- 5º ano – Educação Ambiental e Saúde