Olá, Como você está? Espero que esteja tudo bem. A proposta hoje é conhecer um pouco mais sobre esse esporte que envolve força, flexibilidade, resistência, rápido raciocínio, valores e outras qualidades. Vamos juntos?
Esse esporte veio do Japão e surgiu da vontade do senhor Jigoro Kano em manter seu corpo, sua mente e seu espírito em equilíbrio desenvolvendo também, valores e bons hábitos.
ATIVIDADE 1
Assista o vídeo a seguir e saiba mais sobre a história do Judô.
– Vídeo: Judô: História do Judô Kodokan de Jigoro Kano Resumida – Judoquinhas/ Judô infantil – Canal do Youtube: Judoquinhas
ATIVIDADE 2
Agora vamos ler esse texto abaixo que fala um pouco sobre as regras desse esporte:
Judô
Pós-graduação lato sensu em Jornalismo (Faculdade Cásper Líbero, 2014)
Graduação em Educação Física (Complexo Educacional FMU, 2007)
O nome desse esporte já explica muito sobre sua origem. A junção das duas sílabas da palavra Judô, traduzidas do japonês, significam o caminho suave.
O Instituto Kodokan foi fundado no ano de 1882, pelo próprio Kano. A intenção do mestre japonês sobre a mais nova arte marcial era de agregar todos os tipos de público. Aliada a um código moral baseado em: cortesia, coragem, honestidade, honra, modéstia, respeito, autocontrole e amizade.
O Judô espalhava-se pelos quatro cantos do mundo, aterrissando no Brasil entre os períodos de 1920 e 1930, logo após a chegada dos imigrantes japoneses.
O local dos embates são de 10m² onde para vencer o oponente é preciso derrubá-lo de forma que as costas toquem o solo, pode-se também segurá-lo por até 20 segundos ou fazer com que o adversário desista. Vale lembrar que são proibidos socos e chutes.
Vestidos sempre com cor de quimonos diferentes: azul ou branco, os judocas são separados por categorias de peso:
Masculino
- Ligeiro: Até 60kg
- Meio leve: Até 66kg
- Leve: Até 73kg
- Meio médio: Até 81kg
- Médio: Até 90kg
- Meio pesado: Até 100kg
- Pesado: Acima de 100kg
Feminino
- Ligeiro: Até 48kg
- Meio leve: Até 52kg
- Leve: Até 57kg
- Meio médio: Até 63kg
- Médio: Até 70kg
- Meio pesado: Até 78kg
- Pesado: Acima de 78kg
Nomes das pontuações:
- Ippon: Derrubar de forma rápida o oponente com as costas no solo. Imobiliza-lo por até 20 segundos ou fazer com que desista utilizando–se de uma chave de braço por exemplo. Após sua execução a luta é finalizada.
- Wazari: Similar ao ippon, porém no caso as costas não tocaram em sua totalidade o chão ou o golpe não foi com força e velocidade, podendo ser imobilizado entre 15 e 19 segundos.
- Yuko: Tombar o rival no qual a lateral do corpo encoste no solo. Outra forma é por imobilização de 10 a 14 segundos.
Referências Bibliográficas:
http://www.cbj.com.br/historia_do_judo/
http://www.brasil2016.gov.br/pt-
https://www.cob.org.br/pt/Esportes/judo
Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/esportes/judo/
ATIVIDADE 3:
Complemente seu estudo de hoje, assistindo esse vídeo que traz mais algumas informações. Fique atento, após o texto e os vídeos, reflita e responda as perguntas abaixo em seu caderno de Educação Física.
– Video: Aprenda a Ensinar Judô – Transforma Rio 2016. Professor Leonardo Lara. Canal: Rio 2016
Perguntas:
1 – Vimos várias informações sobre o esporte chamado Judô. Após consultar o texto e os vídeos, faça um breve relato contando onde surgiu esse esporte? Quem foi seu criador? Quais são as pontuações?
2 – Uma das principais características do atleta de Judô é o autocontrole. Como você acredita que possamos desenvolver essa característica e em que momentos da nossa vida devemos praticá-la, evitando a violência, o desrespeito, a incompreensão?
ATIVIDADE 4
1 – Agora que estamos finalizando, faça uma ilustração que represente bem o esporte, com o local da luta e vestimenta adequada. Ótimo! Hoje pudemos saber um pouco mais sobre o Judô. Foi bem legal não acha? Se quiser aprofundar no assunto, veja as dicas no saiba mais. Se quiser praticar o esporte, lembre-se que deve consultar um médico e depois procurar uma escola especializada, com local adequado e treinador especializado no Judô. Continue acompanhando nossas aulas e não se esqueça que você é capaz. Até a próxima
Saiba Mais / Referências:
– Confederação Brasileira de Judô ► https://cbj.com.br/
Vídeo de Camilo Coutinho do canal ¨Judogui Judô¨
– Video: Curiosidades Olímpicas/Judô – Canal Bradesco-Seguros
– Video: Curiosidades do Judô – Canal do Youtube: Jorge Eduardo Professor Educação Física
Objeto de Conhecimento | – História – Conceito – Características e técnicas básicas – Valores – Esportes e paradesporto de combate – Regras – Fundamentos técnicos e táticos |
Componente Curricular | Educação Física |
Habilidades | (EF67EF16) – Identificar as características (códigos, rituais, elementos técnicos-táticos, indumentária, materiais, instalações instituições) das lutas do Brasil. (GO-EF07EF17) – Reconhecer preconceitos e estereótipos relacionados ao universo das lutas, propondo alternativas para superá-los com base na equidade, na solidariedade, na justiça e no respeito. (GO-EF07EF27) – Identificar, apropriar e analisar modalidades e características histórico-culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes nos esportes de marca, precisão, combate, invasão, rede/parede, campo e taco e técnico-combinatórios. |
Proponentes/ Professores: | Mônica Cristina Machado Patrícia Herrero Madureira Lopes |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Lions Clube Bandeirantes |
CRE: | Brasil Di Ramos Caiado |
Ciclo da Adolescência – Turma G (7º ano) – Corpo, Expressão e Movimento