Olá! Tudo bem?
Hoje você fará a leitura de um conto de Cora Coralina, ouvirá uma canção que fala sobre o jeito goiano de ser e ainda ampliará seu conhecimento a respeito do bioma Cerrado.
Vamos nessa?
Você conhece a poetiza Cora Coralina?
Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, nasceu em 1889 na cidade de Goiás. Tornou-se uma das maiores escritoras brasileiras e começou a escrever seus textos aos 14 anos. Também ficou conhecida por fazer deliciosos doces utilizando os frutos do cerrado goiano.
Vamos conhecer o seu conto “Meninos do Dedo Verde”.
Atividade 1
Observe a imagem, leia o texto e depois responda:
- partir da imagem, você imagina que o conto “Meninos do Dedo Verde” falará sobre qual assunto?
- Leia o conto Meninos do dedo verde, link –http://gg.gg/OsmeninosverdesCoraCoralina
- O que você faria se encontrasse no jardim de sua casa algumas dessas criaturas?
- Escolha um dos trechos do conto e faça uma ilustração.
Atividade 2
Você certamente já estudou sobre o cerrado e sua importância para a preservação da água no Brasil. Porém com a ocupação humana, o Cerrado vem sofrendo com a degradação ambiental.
Acesse o link e assista ao vídeo para saber um pouco mais sobre o cerrado.
De acordo com vídeo responda:
- Por que devemos preservar o Cerrado?
- Como são as árvores do cerrado?
- Por que o Cerrado é considerado uma floresta de cabeça para baixo?
- De acordo com vídeo, o Cerrado é um bioma que tem prioridade dos governos para sua preservação? E o que isso significa?
Atividade 3
Já falamos sobre Cora Coralina, sobre o cerrado e sua importância para todo o Brasil.
Agora que tal ouvir a música Jeito Goiano, cantada pelos cantores goianos Luiz Augusto, Amaury Garcia, Xexéu, Bia, Maria Eugênia, Tom Chris e Pádua.
Esta música retrata muito bem nosso estado e nossos costumes.
Acesse o link feche os olhos e sinta a música, combinado?
Componentes | Habilidades |
Língua Portuguesa | (GO-EF35LP32) Ler contos populares, utilizando diferentes estratégias de leitura como mecanismos de interpretação de textos: formulação de hipóteses, antecipação e inferência; verificação de hipóteses, seleção e checagem. |
Ciências | (GOEF04CI12) Analisar as consequências da diminuição ou da extinção de algumas espécies do Cerrado |
Geografia | (EF04GE11-B) Reconhecer a ação humana no processo de conservação ou de degradação dessas paisagens, aumentando a sua consciência ambiental e a noção de interdependência entre os elementos naturais e a vida humana. |
Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.