Campo e a cidade possuem funções e atividades diferentes, mas que se complementam. Cabe ao campo a produção dos alimentos e de matérias-primas utilizadas pela indústria. As cidades se urbanizam, e tem como função principal a atividade industrial e o setor de serviços. Nessa atividade veremos a importância da relação entre o campo e a cidade e como isso influencia nossas vidas.
Atividade 1
Acesse o link abaixo e assista o vídeo “Um pouco sobre a zona rural e urbana”.
Atividade 2
Reflita
Como o campo e a cidade se relacionam?
Atividade 3
Vimos no vídeo que grande parte das atividades das indústrias depende da produção rural.
Agora, observe ao seu redor, a sua casa, o seu trabalho, e faça duas listas.
- A primeira com os itens que você acha que são produzidos no campo.
- A segunda com os produtos que você acha que são produzidos pelo homem com itens que vem do campo.
Atividade 4
Convide sua família, acesse o link abaixo e juntos assistam ao clipe da música “Vivendo aqui no mato”
Atividade 5
A música cantada no vídeo retrata uma vida simples no campo.
Proponha à sua família uma conversa sobre histórias que foram vividas na zona rural. Em seguida, transforme a história em um texto narrativo (com personagens, espaço, tempo).
Não se esqueça do título e dê um final surpreendente a sua história.
Componentes | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Ciências | Conhecer os diferentes objetos de uso do cotidiano, sua origem e produção. |
Geografia | Problematizar as relações campo/cidade nos diferentes espaços cotidianos, observando aspectos culturais, sociais e econômicos; Perceber em seus lugares de vivência, marcas de contribuição cultural e econômica dos grupos de diferentes origens, desenvolvendo o respeito por essas diferenças. |
Língua Portuguesa | Ler, ouvir e compreender textos relativos à divulgação científica: relatos de observações/pesquisa. Planejar e produzir textos dos gêneros pertencentes ao campo da vida cotidiana. |