Olá! Qual é o papel do cidadão participativo? Você já fez uma reclamação por escrito ou por telefone? Você registrou a reclamação em qual órgão? Você já registrou uma reclamação no PROCON? Sobre o quê? Você já se perguntou por que a carta física vem perdendo seu espaço para a troca de e-mails e de mensagens por celular? Você sabe como produzir uma Carta de Reclamação?
A carta é um gênero que pode cumprir diferentes funções sociais, entretanto, priorizamos, nesta atividade, a Carta de Reclamação. Nela, o autor usa uma forma de comunicação como meio de exercício de sua cidadania. Nesse caso, o gênero passa a pertencer ao campo da vida pública do cidadão.
Atividade 1
Clique no link e assista ao vídeo “Carta de Reclamação”, produzido pelo canal “Carta de Reclamação”. Nesse vídeo, o professor Felipe Vilela faz um resumo sobre os elementos constituintes da Carta de Reclamação. Vamos lá!
Atividade 2
Reflita sobre o vídeo que você assistiu. Converse com os seus familiares e discutam sobre as questões a seguir:
- Atualmente, a Carta de Reclamação está presente no seu dia a dia? Quais são os meios que você utiliza para acessá-la?
- No vídeo, foi citada a estrutura da Carta de Reclamação. Você já conhecia a Carta de Reclamação e seus elementos constituintes? Que tal pesquisar?
Atividade 3
Há várias formas de comunicação. Responda, em seu caderno, as seguintes perguntas:
- Você já presenciou alguém de sua família escrevendo, fazendo uma ligação ou mesmo indo pessoalmente reclamar de algo?
- Alguém de sua casa já registrou reclamação no PROCON?
- Qual foi a reclamação?
- Qual foi a solicitação e os argumentos utilizados para convencer o destinatário a tomar providências?
Atividade 4
Produza uma Carta de Reclamação. Em seguida, endereça-a para alguma autoridade (Procon, empresas, órgãos responsáveis) e faça a sua reivindicação. Boa produção!
Componentes | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Língua Portuguesa | (EAJALP0414) Compreender os gêneros carta de leitor e carta de reclamação, vinculados em jornais e revistas. (EAJALP0633) Realizar levantamento e redigir textos sobre Carta de reclamação presente no dia a dia (Planejamento, produção e revisão textual) |
História | (EAJAHI0406) Perceber que as mudanças na história ocorrem em ritmos diferentes e como estes se relacionam à vida atual das pessoas. |