Olá! Você sabe como surgiu o dinheiro? No início da civilização o dinheiro não existia e o homem fazia trocas de alimentos, animais ou objetos. No entanto, com o passar do tempo e o desenvolvimento das relações comerciais, o homem criou uma nova forma de realizar o comércio. Vamos conhecê-la?
Com o desenvolvimento das sociedades e o aumento das trocas de produtos, foi necessário criar um sistema que facilitasse essas trocas, surgindo assim a moeda, mas com o passar do tempo, ainda foi necessário criar uma nova forma, porque era muito difícil guardar e carregar muitas moedas, por isso, surgiu as cédulas de papel. Vamos saber mais sobre isso?
Atividade 1 |
Acesse o link abaixo e assista ao vídeo
Atividade 2 |
Você sabia que o dinheiro é produzido? A produção do dinheiro é diferente de um país para outro. Por isso, cada país tem o seu sistema monetário. Acesse o link e veja como o dinheiro é produzido. Convide sua família para assistir com você.
Atividade 3 |
Agora que você aprendeu como o dinheiro é feito, vamos pensar sobre duas perguntas
- Você sabe como sua família faz para conseguir dinheiro?
- Você sabe quais as contas e o que sua família compra com o dinheiro?
Pergunte para alguém da sua família e anote as respostas no caderno.
Atividade 4
Faça desenhos para responder as perguntas abaixo.
- O que você compraria com 1 real?
- Quantas moedas de 1 real precisamos para trocar por uma cédula de 2 reais?
- Quantos moedas de 25 centavos formam 1 real?
Componentes: | Habilidades |
Matemática | (EF01MA19-A) Reconhecer moedas e cédulas, nomeá-las e identificar como fazer trocas de moedas por outras. (EF01MA19-B) Identificar quantas moedas ou cédulas de menor valor são necessárias para trocar por outra de valor maior. (EF01MA19-C) Relacionar valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações simples do cotidiano do estudante |
Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.