Assista ao vídeo e observe, principalmente, a obra ABAPORU, de Tarsila do Amaral:
Agora que você observou a imagem no vídeo da principal obra de Tarsila do Amaral, o ABAPORU, pense sobre alguns questionamentos:
- Por que Tarsila pintou assim?
- O que queria dizer?
- O que quer dizer “Abaporu”?
- Por que esse nome?
- Por que a tela foi pintada desse modo, com essas formas, essas cores?
Além do que o vídeo apresentou sobre a obra ABAPORU, há registros que dizem que Tarsila pode ter pintado olhando para si mesma no espelho e vendo, de maneira distorcida, a sua própria imagem. Será que é possível? Que tal experimentar?
Primeiro, observe a si mesmo em frente ao espelho. Repare como é seu rosto, seu cabelo, seu nariz, sua boca, seus olhos, seus braços, suas pernas, seu corpo.
Em seguida, brinque com o espelho, coloque-o em outras posições. Veja como você pode ser visto por posições diferentes:
- de lado;
- deitado no chão com o espelho acima do seu corpo;
- com o espelho no chão, se observando de baixo para cima.
Depois de fazer esse exercício com o espelho e se observar, desenhe num papel qual a imagem que você mais achou interessante. Ressalte os traços distorcidos que foram marcantes na sua imagem e acrescente detalhes que mostre onde você gostaria de estar (paisagem, sala, quarto, parque de diversões, escola, etc).
Você poderá ainda colorir seu desenho com qualquer material disponível e, depois, coloque-o em um lugar de destaque na sua casa.
Solte a sua imaginação e bom trabalho!
SAIBA MAIS:
Corpo, Expressão e Movimento⎹ G – 7º ANO
OBJETO DE CONHECIMENTO: Contextos e Práticas:Formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas locais, regionais e nacionais. | HABILIDADES: (GO-EF07AR01-A) Apontar, relacionar, compreender criticamente as formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, locais, regionais e nacionais, desenvolvendo a percepção, o imaginário, o pensamento crítico e sensível, a capacidade de simbolizar e valorizar o repertório imagético pessoal e do cotidiano.(GO-EF07AR01) Pesquisar, apreciar, analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas goianos, brasileiros, bem como estrangeiros, de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar, de interpretar e ampliar o repertório imagético. |