Você gosta de histórias? E de brincar? Hoje, você vai ver como é possível construir várias coisas com um único material. Também será desafiado a construir um diário e demonstrar os seus sentimentos! Vamos lá?
O que podemos fazer com uma caixa? Vamos descobrir?
Muitas pessoas têm dificuldades em expor seus sentimentos. O homem amava seu filho, mas tinha dificuldade de dizer. E você, já teve dificuldade para expressar um sentimento? Qual a forma que o pai encontrou de dizer ao filho que o amava? Na frase “os vizinhos riam dele pelas costas”, por que será que as pessoas o tratavam assim? Você consegue imaginar como o homem se sentia?
Zombar e rir das pessoas são atitudes de falta de respeito. As pessoas são diferentes, cada uma tem seu jeito de ser e de demonstrar os seus sentimentos.
Não se esqueça de registrar as respostas no seu caderno!
O homem da história usava caixas de papelão para fazer aviões, castelos e outras coisas. Você já construiu algo para alguém que ama? Agora, use a sua criatividade e imaginação. Pegue caixas vazias e transforme em um brinquedo novo. Pode ser uma boneca, um carrinho, um robô ou outra coisa que sua imaginação mandar.
Vamos ouvir uma história sobre os sentimentos?
Às vezes sentimos raiva, medo, tristeza, alegria e tudo isso é normal. Devemos identificar o comportamento ou ação que provocou cada sentimento e agir de forma respeitosa com as pessoas à nossa volta.
É importante compartilhar os sentimentos com as pessoas que demonstram amor, cuidado e respeito. Fazer isso ajuda a demonstrar os sentimentos e encontrar ajuda para enfrentar os medos e as dificuldades.
Que tal criar um diário? Um diário pode ser um caderno ou agenda onde se escreve diariamente os acontecimentos vividos e os sentimentos. Além de treinar a escrita, registrar seus sentimentos pode auxiliar a lidar com as suas emoções.
Acesse o link abaixo e leia o texto sobre esse gênero textual chamado Diário:
Após ler o texto, comece o seu próprio diário colocando em prática os conhecimentos sobre a estrutura desse gênero textual.
Como Fazer um Diário? Data e Local: são indicadas no início do texto o local e a data em que foi escrito, como numa carta. Vocativo: Geralmente é incluído no começo do texto como: “querido diário”, “querido amigo diário”. Nalguns casos, as pessoas preferem inventar um nome fictício para ele, como se fosse um amigo íntimo. Corpo de Texto: onde se desenvolvem os relatos diários, as ideias, sensações do autor. Assinatura: normalmente, os diários são assinados a cada dia. No final do texto, aparecem o primeiro nome do autor. Antes disso, alguns apresentam uma expressão de despedida: “boa noite”, “abraços”, “até amanhã”. |
Site: Toda Matéria
Fonte: https://www.todamateria.com.br/genero-textual-diario/
Até a próxima!
OBJETO DE CONHECIMENTO: | HABILIDADES: |
História: Memória e história Língua Portuguesa: Produção de textos: cartas pessoais, ficcionais e diários, entre outros gêneros do campo da vida cotidiana. | (EF02HI04) selecionar e compreender o significado de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário. (EF03LP13) planejar e produzir cartas pessoais e diários, com expressão de sentimentos e opiniões, entre outros gêneros, de acordo com as convenções dos gêneros carta e diário e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. |