Infelizmente, endividar-se é uma realidade recorrente na vida de muitos brasileiros. Hoje, vamos falar um pouco sobre dívidas. Ter dívidas não é necessariamente algo ruim, desde que tenhamos condições de pagá-las. Para entender precisamos saber a diferença entre endividamento e inadimplência.
Atividade 1
Acesse o link e assista ao vídeo: “Diferença entre o cidadão endividado e o inadimplente”.
Atividade 2
Ao assistir essa reportagem, percebemos como é importante planejar e ter tudo anotado. Agora, reflita:
Você se considera endividado ou inadimplente?
Você costuma anotar suas contas/dívidas?
Atividade 3
A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) fizeram uma pesquisa para saber sobre a inadimplência.
Acesse o link e veja o infográfico sobre inadimplência:
https://drive.google.com/file/d/1GZYiaKRDmn3tacAHur6DEsPPH3j2w_SO/view?usp=sharing
Atividade 4
Observe o infográfico e tente retirar dele algumas informações. Registre em seu caderno essas informações.
Qual o assunto abordado?
Qual o ano em que foi realizada a pesquisa?
Qual o mês o infográfico faz referência?
Qual a quantidade de pessoas inadimplentes?
Qual o valor que a maioria das pessoas estava devendo?
Atividade 5
Se você ficou interessado e quer algumas dicas de como não fazer parte desse grupo de inadimplentes, acesse o link e assista ao vídeo: “Educação Financeira: Como sair das dívidas”
Fica a dica: Anote tudo! Para ter o controle das suas contas, lembre-se de anotar todos os gastos. Assim, você saberá exatamente para onde o seu dinheiro está indo.
Componentes: | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Língua Portuguesa | (EAJALP0202) Reconhecer e utilizar pistas textuais, intertextuais e contextuais. (EAJALP0216) Ler com compreensão os diferentes gêneros textuais, visando a função social da leitura. |
Matemática | (EAJAMA0231) Ler, interpretar e comparar dados apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas, envolvendo resultados de pesquisas, utilizando termos como maior e menor frequência. |